Identidade (Netflix): o filme já favorito à corrida do Oscar aborda a passabilidade

filme Identidade Netflix filme Identidade Tessa Thompson Identidade Ruth Negga filmes

Identidade é adaptado do livro homônimo e aborda algo que poucas vezes se discute na sociedade: a passabilidade de pessoas negros de pele clara

Por Maricota

“Ele sabe?”.

Separadas pelo tempo e circunstâncias, Irene e Clare transitam por lados opostos da sociedade norte-americana dos anos 20. Ambas mulheres negras de pele clara, suas escolhas viriam a definir as suas histórias.

As excelentes Tessa Thompson (Cara Gente Branca) e Ruth Negga (Loving: Uma História de Amor) foram escolhidas para entregar o ressentimento e as dúvidas de uma época que não se discutia gênero, sexualidade e maternidade, principalmente quando entrelaçados com raça.

Enquanto Irene manteve-se no Harlem, casada com Brian (Andre Holland), um homem negro, Clare mudou-se para Chicago, casando-se com John (Alexander Skarsgård), um homem branco, rico e racista.

Ruth Negga como Clare e Alexander Skarsgård como John em cena do filme Identidade, da Netflix

Tal reencontro, anos depois dos tempos de colégio, fazem com que as mulheres olhem para dentro de si em detrimento daquilo que aparentam por fora.

Reconectadas, entregam apenas com o olhar, o estranhamento inicial que logo se transformaria em fascínio, afinal uma acredita que a outra é verdadeiramente feliz, pois escolhera a vida que queria para si.

Visivelmente descontente, Clare logo se aproxima do círculo social de Irene e Brian, mantendo assim uma vida dupla somada aquela que já tinha. Já Irene, expõe sinais crescentes de depressão sem ao menos saber dar nome ao que senti.

filme Identidade Netflix filme Identidade Tessa Thompson Identidade Ruth Negga
Rutch Negga como Clare e Tessa Thompson como Irene em Identidade

Belíssimo e torturante, Identidade é o retrato da vida de duas mulheres que parecem satisfeitas, aparentando terem tudo que um dia desejaram.

O filme marca a estreia da atriz Rebecca Hall (Atração Perigosa) como diretora e roteirista. Intrigada pelo passado de sua própria família e como seu avô passara por branco, não permitindo que sua mãe tivesse a oportunidade de conhecer seus antepassados.

filme Identidade Netflix

Hall faz uso da filmagem em preto e branco para explorar excessos, levantando questões sobre colorismo, jogo de poder na época e a cegueira da perspectiva branca, afinal como alguém como John poderia perceber as origens de sua esposa, não é mesmo?

Adaptado do romance homônimo da autora Nella Laraen, o livro foi reimpresso recentemente pela HarperCollins Brasil.

filme Identidade Netflix filme Identidade Tessa Thompson Identidade Ruth Negga

PARA MAIS DICAS COMO ESTA, SIGA A MARICOTA LÁ NO INSTAGRAM!
Toda semana ela passa por aqui pra te dar ótimas dicas de série, filme ou livro!

 

VISITA A NOSSA CATEGORIA SOBRE PRODUÇÕES COM PROTAGONISMO NEGRO
Lovecraft Country série da HBO