O Quarto de Giovanni, de James Baldwin é a indicação de livro do dia | Estante do Thales

O quarto de Giovanni James Baldwain Estante do Thales

O Quarto de Giovanni, de James Baldwin é um livro que traz poesia e uma narrativa imersiva. Se você nunca leu nada do autor, será ótima se começar por esse título!

Por Thales Eduardo

Nesse meu primeiro contato com James Baldwin, ainda que já estivesse com as expectativas bem elevadas, fui surpreendido pelo autor de uma maneira surreal, o qual me proporcionou uma das leituras mais marcante deste ano (quiçá de toda a vida?)!

Para mim, a magia de Baldwin está em grande parte na sua escrita. Há uma riqueza enorme nas suas palavras, no formato e estilo narrativo.

O autor expõe, de uma forma crua e poética, tudo aquilo que os personagens pensam e vivem. É uma narração imersiva, na qual me senti extremamente próximo ao que estava sendo construído bem diante dos meus olhos.

E o que falar da história em si? Ou melhor, COMO falar dessa história? Confesso que não faço nem ideia. Já fazem algumas horas que finalizei a leitura, mas ainda sinto o impacto dela em mim e talvez isso já fale muito sobre esse livro.

O quarto de Giovanni James Baldwain

Outro ponto bem importante são as críticas que o autor utiliza em seu trabalho. Algumas podem ser discretas e talvez passarem despercebidas em uma primeira leitura, já outras estão bem marcadas, não sendo possível fugir de tais verdades.

Nessa edição, é interessante que há um capítulo extra justamente com comentários a respeito de tudo que a obra carrega e também um relato breve da vida do autor.

Nesse contexto, temos então personagens mergulhados em preconceitos, inclusive os próprios protagonistas. Mas é interessante notar a maneira que utilizam desse preconceito, em que muitas vezes é uma pura tentativa de negar aquilo que eles próprios são.

Isso ainda é apenas uma parte daquilo tudo que esse livro me causou, do qual segue sem eu conseguir expressar em palavras tais sentimentos.

O quarto de Giovanni James Baldwain Companhia das Letras

Confira a sinopse de O Quarto de Giovanni:
Lançado em 1956, o segundo romance de James Baldwin é uma obra-prima da literatura americana. Com pinceladas autobiográficas, o livro trata de uma relação bissexual ao acompanhar David, um jovem americano em Paris à espera de sua namorada, Hella, que por sua vez está na Espanha.

Enquanto ela pondera se deve ou não se casar com David, ele conhece Giovanni, um garçom italiano por quem se apaixona.

Se em O Sol Também Se Levanta,  Ernest Hemingway retrata um grupo de americanos em uma Paris boêmia e fervilhante, O Quarto de Giovanni explora, na mesma cidade, as agruras de personagens que enfrentam o vazio existencial ao perceber a fragilidade dos laços e as frustrações de seus desejos.

O quarto de Giovanni de James Baldwain

Sobre o autor
JAMES BALDWIN nasceu em Nova York em 1924. Um dos nomes mais destacados da literatura americana do século XX, é autor de uma vasta obra de ficção e não ficção.

Entre seus principais temas, sobressaem a luta racial e as questões de sexualidade e identidade. Morreu em Saint-Paul de Vence em 1987.

(Texto de apoio sobre o autor original de Companhia das Letras)

O Quarto de Giovanni

PARA CONFERIR OUTRAS DICAS COMO ESTA, SIGA O THALES NO TWITTER.Estante do Thales dicas de livros dicas de contos

A coluna Estante do Thales aqui no PodPOP é toda terça e quinta,
sempre com uma ótima dica para a sua próxima leitura.

Toda semana tem textos e vídeos novos.
Mande um e-mail pra gente:
contato@podpop.com.br

Siga a gente no INSTAGRAM!
Curta nossa página no Facebook

podcast sobre série podcast sobre série podcasts sobre filmes podcast sobre filmes podcast sobre música podcasts sobre música podcasts no spotify podpop podcast cultura pop

podcasts no Deezer podcast Deezer ouvir podcasts no Deezer

VISITE NOSSA CATEGORIA SOBRE LITERATURA: