Agentes da S.H.I.E.L.D: o que a primeira série da Marvel pode ensinar às predecessoras | PodPOP em TEXTO #104

Agentes da S.H.I.E.L.D. Marvel Agents of SHIELD

Agentes da S.H.I.E.L.D foi a primeira série da Marvel, quando ainda nem tínhamos o famigerado Marvel Studios. Depois de sete temporadas, a produção tem muito o que ensinar

Por Willians Glauber

Ainda nem acredito que já se passaram sete temporadas e sete anos desde que assisti àquele piloto de Agentes da S.H.I.E.L.D. ou se preferir o nome original Marvel’s Agents of S.H.I.E.L.D.

O seriado quase que foi cancelado, mas em plena quinta temporada abocanhou uma renocação que lhe garantiu duas novas elevas de episódios.

Agentes da S.H.I.E.L.D. Marvel Agents of SHIELDO DEVIDO CONTEXTO PARA ENTENDER O LEGADO
DE AGENTES DA S.H.I.E.L.D.
Bom, antes de qualquer coisa, pra você que ainda não conhece a série, vamos ao contexto.

Com os filmes do Universo Cinematográfico da Marvel a gente fica sabendo da existência da S.H.I.E.L.D., sigla para Supreme Headquarters of International Espionage and Law-Enforcement Division (que em tradução livre ficaria Quartel-General Supremo de Espionagem e Internacional e Divisão de Execução da Lei).

Vamos descobrindo que grandes nomes são agentes da S.H.I.E.L.D., como Viúva Negra e Gavião Arqueiro, por exemplo.

Bom ressaltar que Agents of S.H.I.E.L.D é uma HQ cocriada por Stan Lee.

E em 2013, o canal aberto ABC, dos EUA, estreava o seriado Marvel’s Agents of S.H.I.E.L.D, que levaria os fãs aos bastidores das operações feitas pelos agentes ao redor do mundo.

Logo no piloto, a gente é colocado no cenário pós Thor Mundo Sombrio, literalmente minutos depois que o Rei do Trovão deixa a Terra. Cabe ao grupo de protagonistas que passamos a acompanhar limpar toda a bagunça deixada para trás.

Agentes da S.H.I.E.L.D. Marvel Agents of SHIELDA produção foi criada por Maurissa Tancharoen, Jed Whedon, Joss Whedon, que atuam também como produtores executivos e roteiristas da série.

O cargo de showrunner ficou a cargo da Maurissa.

Para dar início às aventuras que passaremos a acompanhar de pertinho, somos conduzidos por um rosto familiar dos filmes da Marvel: o agente Coulson. “Morto” durante os acontecimentos de Vingadores.

As aspas aparecem ali, porque na verdade a pseudo morte dele foi usada apenas como incentivo para que os heróis se unissem contra a ameaça iminente.

O mais legal é que ele nem é o único rosto dos filmes que vemos na série, ao longo dos episódios tanto o Nick Fury quanto a Maria Hill.

Outra coisa sensacional da série, é que ela se esforça pra se manter no mesmo UCM que estamos acostumados a ver nas telonas, trazendo não só menções de acontecimentos e personagens, como também consequências do que se passa nas tramas dos longas.

Agentes da S.H.I.E.L.D. Marvel Agents of SHIELD

Um grande exemplo foi a descoberta da infiltração da Hidra dentro da própria S.H.I.E.L.D. e a coisa foi tão importante que a série ficou uma temporada inteirinha lidando com os desdobramentos disso.

A única coisa que a série não conseguiu abordar foi o estalo do Thanos, porque quando a sexta temporada estava sendo gravada (antes de o filme de 2019 estrear) e foi ao ar (depois do longa) era impossível saber os desdobramentos da trama de Vingadores Guerra Infinita.

Mas isso não diminuiu o impacto e a participação da série dentro do Universo Cinematográfico da Marvel.

E esses aspectos são lições que outras séries da Marvel podem se ater. Se tem uma coisa que Agents of S.H.I.E.L.D deixou mais do que claro é que dá pra inserir outras histórias no UCM por meio de sutilezas, falas, referências.

Outro comprometimento da série é com a construção dos personagens principais. Todos eles, sem exceção, mesmo os que entram temporadas mais adiante, são desenvolvidos gradativamente, com informações que impactam não só o contexto deles mesmo, como dos outros personagens com quem eles coexistem.

O grande exemplo disso é a protagonista, a Skye, que depois vira Daisy, cuja trajetória de vida, passado e laços familiares impactam diretamente na maneira como a trama vai se desdobrando.

Bom, já contextualizei essa série maravilhosa e agora vou comentar um pouquinho sobre cada uma das temporadas.

Agentes da S.H.I.E.L.D. Marvel Agents of SHIELD

TEMPORADA 1
Era setembro de 2013 , o buzz já estava altíssimo e  instaurado quando o piloto de Marvel’s Agents of S.H.I.E.L.D foi ao ar.

No primeiro episódio nós somos apresentado àquela que seja o foco dos protagonistas e ao time de agentes liderados por Phil Coulson. Ao longo dos 22 episódios a gente vai acompanhando o desdobramento da chegada dos inumanos no universo Marvel.

Agentes da S.H.I.E.L.D. Marvel Agents of SHIELDTEMPORADA 2
Por falar em inumanos, é na segunda temporada que isso começa a ganhar uma escala um pouco maior, além da luta da S.H.I.E.L.D conta a Hidra.

E no fim dela a gente chega num pico que vai servir de cenário para toda a terceira temporada da série.

TEMPORADA 3
Aqui, a equipe já está bem grande e acaba até sendo subdividida para dar conta de tantas missões.

Porque os agentes da S.H.I.E.L.D batem de frente com a Hidra ao mesmo tempo que precisam lidar com o aparecimento de inumanos ao redor do mundo.

TEMPORADA 4
A maneira como a temporada anterior acaba é tão extrema que separa membros da equipe de agentes.

O assunto inumanos ganha uma proporção maior, novos personagens são inseridos no elenco principal, incluindo ninguém menos do que o Motoqueiro Fantasma.

Nesse ponto os inumanos estão organizados em forma da Resistência e pretendem tomar conta do mundo. Como se não bastasse, nossos protagonistas ficam presos na Framework, um universo paralelo digital em que a Hidra é a manda-chuva e atrocidades acontecem.

Agentes da S.H.I.E.L.D. Marvel Agents of SHIELDTEMPORADA 5
E se as coisas estavam difíceis antes, agora pioram muito. Estamos diante do FIM DO MUNDO literalmente.

A Terra foi destruída e começamos a aventura dos agentes da S.H.I.E.L.D em uma linha temporal paralela, na qual o que resta do planeta Terra são só restos despedaçados.

Aqui, a magnitude da série cresce exponencialmente e passamos a ter acesso a experiências espaciais, com alienígenas e personagens conhecidos pelos fãs das HQs, como a raça Kree. Eles são os precursores dos inumanos.

A mitologia da série ganha novos aspectos, que vão servir para expandir a presença dos agentes da S.H.I.E.L.D em outras galáxias.

TEMPORADA 6
O conceito de viagem no tempo foi apresentado pra gente na temporada anterior e vai ter desdobramentos nessas duas últimas temporadas.

Aqui, a série passa a ter apenas 13 episódios por temporada. E nessa nova leva os heróis precisam lidar com uma ameaça alienígena incontrolável e que destrói tudo o que toca.

Agentes da S.H.I.E.L.D. Marvel Agents of SHIELDTEMPORADA 7
A última temporada usa todas as informações que foram sendo reunidas desde a primeira e leva os fãs para uma viagem no tempo em diversas décadas, resolvendo problemas que desencadeiam outro e vão criando o emaranhado de tramas da história.

Os agentes da S.H.I.E.L.D se veem ameaçados por uma raça alienígena que quer se apoderar da Terra e fazer dele a nova casa.

Como se uma invasão alienígena já não bastasse, os heróis viajam no tempo caçando os responsáveis pelos preparativos para tal invasão. Que é nada menos do que a destruição da S.H.I.E.L.D.

Todas as características que desde o início chamaram a atenção do fandom que se formou em torno da série foram trazidas à tona.

E o final foi tão recompensador, tão condizente com tudo o que se passou ao longo dos anos, que não há sentimento menos que felicidade para descrever a sensação de quem é fã.

Por enquanto é possível acompanhar Agentes da S.H.I.E.L.D só pela Netflix (que tem a segunda temporada), mas isso deve mudar a partir de 17 de novembro, quando a plataforma de streaming Disney+ finalmente estreia no Brasil!

LEIA TAMBÉM:
Disney+ no Brasil: o que a chegada do novo streaming pode significar para a guerra brasileira dos streamings

Toda semana tem textos e vídeo novos aqui no portal.
Mande um e-mail pra gente:
contato@podpop.com.br

Siga a gente no INSTAGRAM!
Curta nossa página no Facebook

podcast sobre série podcast sobre série podcasts sobre filmes podcast sobre filmes podcast sobre música podcasts sobre música podcasts no spotify podpop podcast cultura pop

podcasts no Deezer podcast Deezer ouvir podcasts no Deezer

VISITE NOSSA CATEGORIA SOBRE AS PRODUÇÕES DO MARVEL STUDIOS
Thanos Vingadores Ultimato derrotar Thanos teorias Thanos Vingadores Ultimato Capitã MArvel derrota Thanos Nébula Nebula Gamora Tony Stark morre Homem de Ferro morre Nebulosa Viúva Negra

CONFIRA NOSSA CATEGORIA SOBRE QUADRINHOS
QUADRINHOS mARVEL