As Viúvas: 5 motivos para ver (ou não) o filme – PodPOP em TEXTO #7

As Viúvas Filme Gillian Flynn Steve McQueen Viola Davis filme de roubo filmes de roubo filme Oscar cinema estreia Fox Filme 20th Century Fox filme girl power empoderamento feminino protagonizado por mulher negra

As Viúvas vem ganhando muito burburinho desde seu anúncio de produção, além de ser protagonizado pela maravilhosa e talentosíssima Viola Davis (ganhadora do Oscar por Um Limite Entre Nós e protagonista ganhadora do Emmy por How To Get Away With Murder); é dirigido por ninguém menos que Steve McQueen

Por Willians Glauber

O filme As Viúvas é inspirado na minissérie Widows, de 1980 e que depois ganhou sua versão em livro, ambas obras são da escritora e roteirista Lynda La Plante. Mesmo já tendo ganhado outra versão em filme, a produção de 2018 chega com bastidores de dar inveja a qualquer estúdio hollywoodiano.

Além de ter no comando um diretor “oscarizado” e uma atriz do alto escalão de Hollywood, o longa-metragem conta também como coroteirista a escritora Gillian Flynn, a mulher por trás dos sucessos literários Garota Exemplar e Objetos Cortantes. Respectivamente, os romances deram origem a um filme e uma minissérie de tirar o fôlego de tão ótimas!

As Viúvas Filme Gillian Flynn Steve McQueen Viola Davis filme de roubo filmes de roubo filme Oscar cinema estreia Fox Filme 20th Century Fox filme girl power empoderamento feminino protagonizado por mulher negra
E sem mais delongas, vamos aos 5 motivos pra você correr para assistir ao filme As Viúvas

1. Steve McQueen. Sim, ele por is só já é um enorme motivo pra você sentar e apreciar o longa-metragem. O diretor levou pra casa o Oscar de melhor filme por 12 Anos de Escravidão, em 2014. Sua direção foi tão aclamada e impecável, que rendeu ao ator Chiwetel Ejiofor uma indicação ao Oscar por sua performance no filme.

Em As Viúvas, McQueen dá uma força visível e expressiva a suas protagonistas e espreme até a última gota do talento dos coadjuvantes, que entregam atuações dignas de Oscar.

2. Viola Davis e as outras protagonistas. Sim, só de ter a Viola já é motivo pra você ver esse filme. Porque a mulher vai se superando de uma maneira a cada trabalho, vai se transformando, adquirindo novas camas como atriz, que você fica até pasmo. Eu acompanho o trabalho da Viola há alguns anos já e posso dizer que ela está sim no patamar de Meryl Streep.

Além dela, que é a estrela máxima do filme, as outras protagonistas também entregam muito bem o que seus papéis pedem. Por vezes as personagens são testadas a chegar a um limite e isso funciona muito bem na hora de entregarem suas performances

3. Os coadjuvantes. A alta performance de um protagonista só é possível quando os coadjuvantes os desafiam a atuarem de um jeito melhor a cada cena.

O casting feito para As Viúvas acertou em cheio no peso que deu para seu elenco de coadjuvantes, equilibrando grandes nomes do cinema, como Colin Farrell, com nomes mais recentes e que vêm dando sinais de carreira longa e próspera, como Daniel Kaluuya.

4. O roteiro. Apesar de ter um pano de fundo bastante político e com uma trama que se ambienta em disputas por território, a história consegue se calcar bem nas relações entre os personagens e as consequências de suas atitudes perante as pessoas ao seu redor.

Algo que se torna ainda mais interessante quando essas consequências são extremas. A participação do diretor como um dos principais roteiristas também ajuda a dar mais unidade à trama e são nítidas as características dele no texto.

Outro ponto forte é a colaboração de Gillian Flynn, que é o nome mais do que certo para ajudar a dar vida a personagens femininas tão empoderadas, com profundidade e que fogem dos estereótipos.

5. A montagem. O filme ganha velocidade e qualidade visual com uma montagem que pincela flashbacks e coloca o espectador no emaranhado de confusão que acaba se tornando a cabeça das protagonistas.

Além disso, a sequência de cenas intensifica certas situações vividas pelas personagens, dando ainda mais peso à história. O longa também ganha velocidade e fôlego com cortes certeiros e milimetricamente pensados no resultado de seu encaixe para dar mais fluidez no enredo e deixar o espectador interessado em toda e qualquer cena.

As Viúvas Filme Gillian Flynn Steve McQueen Viola Davis filme de roubo filmes de roubo filme Oscar cinema estreia Fox Filme 20th Century Fox filme girl power empoderamento feminino protagonizado por mulher negra
Agora vamos aos motivos que podem fazer você torcer um pouco o nariz para o filme.

1. As feministas mais ferrenhas podem reclamar que as protagonistas acabam ficando à sombra de seus maridos, por serem obrigadas a pagar o preço de atos deles. E realmente, as coitadas que pagam o pato e se ferram com as consequências do que os esposos aprontam.

2. Algumas soluções podem soar um tanto clichês ou difíceis de se acreditar. 

3. Se empoderamento feminino e girl power não forem seu forte, é bom tirar o filme da lista. O propósito todo do filme é mostrar que o lugar da mulher é sim onde ela quiser.

4. A direção de McQueen transita muito entre cortes rápidos e cenas mais longas, demoradas, com características e exageros que podem até soar desnecessários para o enredo do filme.

5. O final pode deixar alguns com a sensação de “que bosta”. Portanto, se você decidiu ver o filme, não queira um finalzinho fechado ou explicadíssimo.

No elenco estão Viola Davis, como Veronica; Liam Neeson, como Harry Rawlings; Jon Bernthal, como Florek; Manuel Garcia-Rulfo, como Carlos; Coburn Goss, como Jimmy Nunn; Michelle Rodriguez, como Linda;  Elizabeth Debicki, como Alice; Carrie Coon, como Amanda; Robert Duvall, como Tom Mulligan; Colin Farrell, como Jack Mulligan; Daniel Kaluuya, como Jatemme Manning.

Mande um e-mail pra gente:
contato@podpop.com.br
Siga a gente no INSTAGRAM!
Curta nossa página no Facebook

OUÇA NOSSOS PODCASTS:
8 Mulheres Oito Mulheres 8Mulheres e Um Segredo Oito Mulehres e Um sEgredo Anne Hathaway Sandra Bullock Cate Blanchet Rihanna Mindy Kalling Helena Bohan Carter Sarah Paulson filme estreia cinema (1)

Big Little Lies série da HBO série premiada Emmy Globo de Ouro Original HBO séries seriado produção HBO produção original HBO Série Big Little Lies Meryl Streep Jean-Marc Vallée Reese Witherspoon Nicole Kidman Shailene Woodley Zoë Kravitz Laura Dern Alexander Skarsgård atriz premiada Big Little Lies 2 temporada Big Little Lies 2019 podcast sobre série PodPOP

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *