Black Mirror Temporada 5: Diferentes gêneros e atores famosos vão salvar a série? – PodPOP em TEXTO #43

A quinta temporada de Black Mirror estreou e, com apenas 3 episódios, tentou trazer algo novo para a série.

Por Igor Sarilho

Depois de uma quarta temporada com diversas críticas negativas, o criador e roteirista Charlie Brooker decidiu levar Black Mirror para outros rumos com o filme interativo Bandersnatch, e agora com a criação de três episódios com gêneros  diferentes e atores muito conhecidos do público geral.

OUÇA NOSSO PODCAST SOBRE O ESPECIAL BANDERSNATCH.

Uma boa escolha para não deixar a série morrer na mesmice e trazer mais para público? Vamos ver!

STRIKING VIPERS

O primeiro episódio da temporada é um episódio de ficção científica, isso não temos dúvidas!

Striking Vipers traz de volta algumas tecnologias e conceitos já usados em outros episódios da série.

E as utiliza para contar a história de dois amigos, Danny (Anthony Mackie) e Karl (Yaha Abdul-Mateen ll), a ligação entre os dois durante suas vidas e a mudança que um jogo de inteligência artificial traz para eles.

O episódio traz outro rosto famoso no elenco, Pom Klementieff (a Mantis de Guardiões da Galáxia) como uma das lutadoras do jogo de videogame mostrado no episódio, e Striking Vipers chama muito a atenção por ter sido gravado na cidade de São Paulo.

Vipers foca na ficção científica mas não foge da crítica social, que é a marca registrada de Black Mirror.

O episódio é o melhor da temporada por ter uma história muito bem construída, com a relação dos personagens sendo bem mostrada e os atores entregando uma alta qualidade de atuação!

SMITHEREENS

Com esse episódio, Charlie Brooker decidiu ir para o gênero de suspense, e, novamente, acertou muito bem na escolha!

Smithereens conta a história de Andrew Scott (Chris Gillhaney), que está procurando se vingar de uma empresa dona de uma rede social muito famosa mundialmente, a Smithereens.

Andrew decide sequestrar um dos funcionários dessa empresa e, com isso, a história vai nos mostrando o objetivo e a motivação do personagem principal.

Mesmo não contendo rostos muito conhecidos (só o principal, que fez Sherlock, e o ator Billy Bauer, conhecido por The 70’s Show), o episódio chama atenção por sua crítica social pesada e a identificação que causa em quem está assistindo, principalmente pelo fato da rede social ser muito parecida com o Facebook ou Google.

Mesmo tendo um ritmo um pouco mais parado quando comparado com Striking Vipers, o segundo episódio de Black Mirror utiliza o suspense policial de uma maneira muito boa, nos mostrando a história de Andrew de acordo com o caminho tomado pelo sequestro.

Isso ajuda quem está assistindo a ficar mais interessado e faz de Smithereens outro ótimo episódio da quinta temporada!

RACHEL, JACK AND ASHLEY TOO

O último episódio da temporada segue muito o gênero de filme teen, e isso faz com que o tom da série se perca um pouco.

Rachel, Jack e Ashley Too mostra, simultaneamente, a vida de Ashley O (Miley Cyrus), e sua carreira de cantora dominada por sua tia; e Rachel (Angourie Rice), uma grande fã da cantora.

Mais uma vez Black Mirror aposta e rostos conhecidos para trazer um público maior, mas, nesse episódio, a trama e o tom prejudicam o peso da história contada e o distanciam da sua crítica social que é a marca da série.

As atuações de todas as atrizes são muito boas, mas o tom cômico deste episódio acaba deixando toda a história dramática e os problemas das personagens um pouco banais no final. A comédia tira o peso das consequências e deixa o episódio meio bobo.

O gênero escolhido aqui não ajudou Rachel, Jack and Ashley Too nem um pouco e fez esse ser um dos piores episódios já feitos por Black Mirror.

Toda semana tem textos, podcast e vídeo novos.
Mande um e-mail pra gente:
contato@podpop.com.br

Siga a gente no INSTAGRAM!
Curta nossa página no Facebookpodcast sobre série podcast sobre série podcasts sobre filmes podcast sobre filmes podcast sobre música podcasts sobre música podcasts no spotify podpop podcast cultura pop

podcasts no Deezer podcast Deezer ouvir podcasts no Deezer

OUÇA NOSSOS PODCASTS E LEIA NOSSOS TEXTOS SOBRE BLACK MIRROR:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *