Os Celestiais são os seres criadores, supremos, o início de toda a vida no unvierso cinematográfico da Marvel. Mas, afinal, quem diacho são eles?
Por Willians Glauber
Bem, antes de qualquer coisa, eis aqui a visão geral (nos quadrinhos, tá?): os Celestiais são seres cósmicos responsávels por criarem os Eternos, os Deviantes e até mesmo os mutantes… pois é! Além disso, eles também têm interferência na criação da humanidade.
Um Celestial representa a primeiríssima forma de vida a ser criada no universo Marvel, sim, a origem de tudo e todos está nele. A princípio havia um firmamento senciente e diante de sua solidão ele acabou gerando vida.
Só que quando essas formas de vida nasceram, entre elas haviam aqueles que não queriam ficar ali adorando o Primeiro Firmamento, preferiam elas mesmas criar mais vida e assim fazer com que o universo evoluisse.
Só que essa vontade toda de independência acabou sendo vista como um ato de rebeldia. O que, claro, gerou uma puta de uma guerra. Nessa richa entre os dois grupos, os que se rebelaram, conhecidos também como Aspirantes, venceram e assim despedaçaram o Primeiro Firmamento em um multiverso que então passou a ser colonizado por esses Celestiais rebeldezinhos.
Ah, os tais seres cósmicos têm uma forma humanoide, mas são gigantescos e vivem sob poderosas armaduras, cada um deles muda um pouco de aparência entre si.
Os Aspirantes que resolveram povoar o multiverso passaram a criar poderosíssimas raças, como os argardianos, por exemplo.
A LÓGICA DOS CELESTIAIS REBELDES
Quando um planeta recebe vida pelas mãos de um Celestial, o processo de criação é dividido entre um total de quatro visitas feitas por um time de Celestiais conhecidos como Anfitriões.
O Primeiro chega no planeta para fazer a vida crescer e então analisar os seres vivos dali, identificando assim os mais promissores.
Os dois anfitriões seguintes visitam o planeta para estudar e inspecionar como o planeta está evoluindo.
O Quarto Anfitrião chega no planeta por meio de uma viagem intergaláctica e fica ali por 50 anos, é responsabilidade dele julgar as pessoas daquele lugar.
Caso ele ache que o processo evolutivo dos que vivem ali foi sucesso, apaga a presença dele da memória das pessoas e vai embora. Agora, se ele achar que deu ruim, aí vai e extermina TODA a vida naquele planeta. Tudinho mesmo. Pois é.
CELESTIAIS E A TERRA
Ok. Mas qual é a relação dos Celestiais com o planeta Terra? Bem, pra começar, a criação de vida por aqui foi um mero acidente de percurso.
Há 4 bilhões de anos, um Celestial acabou sendo infectado com um parasita espacial conhecido como a Horda. Ele então veio para a Terra e acabou morrendo aqui.
O sangue e o vômito dele se misturou com as entranhas terrestres. O que explica por que aqui passaram a existir tantas formas variadas de pessoas com super poderes. Os seres humanos são descendentes dos deuses. Pois é.
Dessa lambança toda acabaram nascendo os Homo immortalis ae os Homo descendus, os pré-homo sapiens, criados criado pelo Primeiro Anfitrião.
Como a coisa toda por aqui foi acidental, os Celestiais acharam melhor fazer uma visitinha na Terra e exterminar tudo.
Só que acabaram sendo derrotados pelos Vingadores da Idade da Pedra, pensaram melhor e resolveram deixar os humaninhos viverem. Mas, é claro, que não dava pra deixar o povo todo assim a Deus dará, né? Ou melhor, a Celestial dará.
ETERNOS, DEVIANTES E MUTANTES
Por isso mesmo eles criaram os Eternos, o que indiretamente levou para a criação dos mutantes. Pois os Celestiais começaram a fazer experimentos nos seres humanos.
Primeiro vieram 100 Deviantes como resultado desse laboratório a céu aberto. Ali eles conseguiram explorar as variações genéticas e tudo mais, só que deu ruim.
Depois de já terem aprendido mais sobre isso, aprimorado as técnicas, eles foram e criaram 100 Eternos, esses seriam responsávels por proteger a humanidade e guiá-la para o melhor caminho possível.
Uma das tarefas dos Eternos era justamente tomar conta de tudo até que o ser humano evoluísse o suficiente pra criar seus próprios heróis. Pra se certificarem de que isso realmente aconteceria, os Celestiais inseriram nos humanos o gene X.
A esperança deles era que com o passar do tempo, os seres humanos evoluíriam a ponto de se tornarem melhores até do que os próprios Eternos.
AS VISITAS DOS ANFITRIÕES À TERRA
Ah, só a nível de curiosidade:
Quando o Segundo Anfitrião visitou a Terra e destruiu o reino de Lemuria, terra dos Deviantes, ele acabou fazendo com que Atlântida afundasse como consequência. E quando o Terceiro Anfitrião chegou aqui, forçou os deuses do planeta a se submeterem a eles e a nunca interferir no trabalho dos Celestiais.