Filmes brasileiros: 6 produções contemporâneas que provam o grande potencial do nosso Cinema | Curadoria PodPOP #4

BACURAU BACURAU DIVÃ QUE HORAS ELA VOLTA BINGO O REI DAS MANHÃS AQUARIUS (1)

Ah, os filmes brasileiros! As produções cinematográficas tupiniquins sempre tiveram características próprias, transitando entre o cinema arte e longas mais comerciais, a cultura brasileira representada nas telonas se provou ser o melhor artifício para se estabelecer um mercado mais sólido

Por Willians Glauber

O cinema brasileiro construiu para si uma trajetória repleta de obras aclamadas por público e crítica, ainda que a síndrome de vira-lata de boa parte da audiência insista em subvalorizar as produções nacionais.

Desde o primeiro filme de ficção feito, o longa Os Estrangulados, do luso-brasileiro Antônio Lea chamado e datado de 1908, o Brasil vem experimentando maneiras de fazer cinema que se equilibram entre o cinema arte, o de entretenimento comercial e o de papel crítico.

Esse último, que consegue entregar narrativas atraentes para o público, carregadas de crítica social e política, é o mote do texto de hoje.

Divã Lilia Cabral

Com foco nos lançamentos mais contemporâneos, considerados aqui os dos últimos 10 anos, a ideia é evidenciar a possibilidade de fazer um cinema de qualidade e ao mesmo tempo atraente o bastante para que mais pessoas o consuma.

Afinal, tais produções demonstram o enorme potencial que nossas produções têm de levar uma audiência pagante considerável para lotar as salas de cinema.

Seja bebendo muito da nossa própria história, repleta de figuras icônicas e marcantes, ou se inspirando nas peculiaridades culturais do nosso povo, o cinema brasileiro desenhou para si um cenário capaz de despertar olhares vindos do mundo.

Tanto que, todos os filmes escolhidos para essa curadoria receberam indicações e prêmios de júris por todo o mundo. O que, mais uma vez, reforça a qualidade e a força das nossas tramas.

BACURAU BACURAU DIVÃ QUE HORAS ELA VOLTA BINGO O REI DAS MANHÃS AQUARIUS (1)

Outro ponto, crucial para a melhor execução possível das histórias nas telonas, é o nível de atuação do elenco escalado, requisito também considerado para a escolha das produções que você vai conhecer a seguir.

Atores medianos podem comprometer e muito a qualidade de um filme, é sempre bom lembrar. Algo que é uma das grandes fraquezas do nosso cinema, do audiovisual brasileira em geral, na verdade.

Visto que não somos culturalmente acostumados a valorizar e, por consequência, investir em uma profissionalização de alto nível para atores e atrizes.

Além de mal remunerados, os profissionais dessa área infelizmente ainda têm muita dificuldade em encontrar boas oportunidades, que lhes tragam um mínimo de segurança financeira.

A receita capaz de entregar sucessos que o cinema brasileiro merece foi usada diversas vezes nos últimos anos e vem se provando certeira.

Isso, aliado a uma divulgação mais profissional, com investimento pesado em um marketing mais estratégico e nichado, pode sim criar a era de ouro dos filmes tipiniquins.

Portanto, vale ressaltar quais tipos de ingredientes não podem faltar num candidato a sucesso brasileiro:

– Uma narrativa crítica, muitas vezes ácida;
Criatividade na máxima potência, capaz de criar realidades próprias, modos de narrar únicos;
– Toques de um tipo de humanidade que só o povo brasileiro tem;
Características culturais e comportamentais que façam o espectador se ver na telona;
– Nuances de apelo emocional com o público;
– Uma seleção de talentos capazes de entregar a carga de atuação que um bom roteiro demanda.

Bingo O Rei das Manhãs

BACURAU
Antes de tudo, a sinopse dessa obra-prima brasileira:

Num futuro próximo, Bacurau, um povoado do sertão de Pernambuco, some misteriosamente do mapa.

Quando uma série de assassinatos inexplicáveis começam a acontecer, os moradores da cidade tentam reagir.

Mas como se defender de um inimigo desconhecido e implacável?

Assista ao trailer:

HOJE EU QUERO VOLTAR SOZINHO
Aqui está a sinopse dessa fofurínea:
Leonardo é um adolescente cego em busca de sua independência.

Seu cotidiano, a relação com sua melhor amiga, Giovana, e sua forma de ver o mundo ganham novos contornos com a chegada de Gabriel.

Assista ao trailer:

DIVÃ
Primeiro, vamos à sinopse oficial do longa:

Divã conta a história de Mercedes, uma mulher de 40 anos que vive às voltas com as alegrias e desafios da vida moderna.

Casada e mãe de dois filhos, Mercedes decide, mesmo sem saber bem o porquê, procurar um analista.

E, assim, o que antes era apenas uma curiosidade, se transforma em uma experiência devastadora, que provoca uma série de mudanças em sua vida.

Assista ao trailer:

QUE HORAS ELA VOLTA?
A sinopse do tipo de filme que TODO BRASILEIRO PRECISA assistir:
Val (Regina Casé), uma mulher que deixou a filha no interior de Pernambuco e foi ser babá em São Paulo, atrás de estabilidade financeira.

Treze anos depois, sua filha resolve ir para São Paulo tentar vestibular. Mas a menina não se comporta do jeito que os patrões de Val esperam.

Assista ao trailer: 

BINGO: O REI DAS MANHÃS
Veja a sinopse:
Cinebiografia de Arlindo Barreto, um dos intérpretes do palhaço Bozo no programa matinal homônimo da televisão brasileira durante a década de 1980.

Barreto alcançou a fama graças ao personagem, apesar de jamais ser reconhecido pelas pessoas por sempre estar fantasiado.

Esta frustração o levou a se envolver com drogas, chegando a utilizar cocaína e crack nos bastidores do programa.

Assista ao trailer:

AQUARIUS
Eis aqui a sinopse do filme:
lara (Sonia Braga) mora de frente para o mar no Aquarius, último prédio de estilo antigo da Av. Boa Viagem, no Recife.

Jornalista aposentada e escritora, viúva com três filhos adultos e dona de um aconchegante apartamento repleto de discos e livros, ela irá enfrentar as investidas de uma construtora que tem outros planos para aquele terreno: demolir o Aquarius e dar lugar a um novo empreendimento.

Assista ao trailer:

ASSISTA AO NOSSO PROGRAMA SOBRE OS DESAFIOS DO CINEMA BRASILEIRO:

Toda semana tem textos, podcast e vídeo novos.
Mande um e-mail pra gente:
contato@podpop.com.br

Siga a gente no INSTAGRAM!
Curta nossa página no Facebook

podcast sobre série podcast sobre série podcasts sobre filmes podcast sobre filmes podcast sobre música podcasts sobre música podcasts no spotify podpop podcast cultura poppodcasts no Deezer podcast Deezer ouvir podcasts no Deezer

CONFIRA NOSSA CURADORIA COM PRODUÇÕES QUE VOCÊ NÃO PODE DEIXAR DE VER:
curadoria filmes e séries listas filmes e séries

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.