Fleabag, Amazon Prime: os seis motivos por que você não pode perder essa série premiada | PodPOP em TEXTO #59

Série Fleabag Amazon Prime

Fleabag, a série da Amazon Prime, tem apenas duas temporadas e é uma das comédias mais originais e necessárias já criadas nos últimos tempos

Por Willians Glauber

Desde que Fleabag foi indicada a seis prêmios Emmy na edição de 2019, levando pra casa todos os principais na categoria de comédia: Melhor Série, Melhor Atriz e Melhor Roteiro.

A produção se tornou uma das queridinhas tanto da crítica, quanto do público.  A série é criada, roteirizada, produzida e estrelada por Phoebe Waller-Bridge. Você talvez a reconheça da série Killing Eve e das coletivas de imprensa do filme Han Solo, Uma Aventura Star Wars, no qual ela faz o papel da robô L3-37.

Na história, nós acompanhamos Fleabag uma jovem mulher que está tentando se reencontrar depois de passar por um trauma. Ela se questiona sobre suas escolhas e tenta entender o que realmente quer para si.

A comédia tem diversos aspectos que a tornam uma excelente produção e merecedora das premiações às quais foi indicada e vencedora.

Série Fleabag Amazon Prime

1. A tal da quarta parede

A sensação de intimidade com a personagem se dá logo na cena de abertura da série, quando somos apresentados ao tom do que veremos nos 12 episódios das duas temporadas: a protagonista usa o espectador como um confidente.

Ela conversa com a gente contando seus segredos, o que realmente está se passando na cabeça dela e como ela verdadeiramente enxerga determinada situação. A graça está justamente nessa dualidade de acompanharmos esses dois lados tão distintos da personagem.

Série Fleabag Amazon Prime

2. Roteiro inteligente e autocrítico

E para dar esse ar à série, a tarega não deve ter sido nada fácil. A agilidade com que o roteiro conduz as cenas e a interação entre os personagens é muito perspicaz e dentro de piadas se insere críticas não só à sociedade e à maneira como vivemos nessa contemporaneidade maluca.

Como também critica o próprio roteiro em si, confrontando as ideias da própria personagem, a maneira como ela reage às situações e às pessoas à sua volta.

A capacidade sutil como o roteiro consegue entregar informações valiosíssimas para a condução da trama em diálogos descontraídos é um dos pontos altíssimos da qualidade do texto da série.

Série Fleabag Amazon Prime

3. Uma protagonista multifacetada, complexa e  controversa

Muita da perspicácia do roteiro é entregue de maneira brilhante pela atriz Phoebe Waller-Bridge. fica muito nítido que ela se sente à vontade demais com o texto que sai de sua boca.

Além de ser muito engraçada, ter um humor físico interessantíssimo e que realmente faz rir, a atriz se aproveita muitas vezes de expressões faciais para comunicar a nós, seus confidentes, o que realmente pensa sobre determinada coisa que ouve de outro personagem ou que presencia.

Os momentos de alta tensão, carga emocional pesadíssima e até mesmo profunda tristeza, velada de risos e excentricidade, são entregues com maestria pela atriz, que tira de seu chapéu truques interpretativos visto em poucas atrizes na TV hoje em dia.

A bagagem dela como roteirista com certeza dá peso à sua atuação, dando a ela tempo para maturar a maneira como vai entregar o texto da melhor maneira possível para transmitir o que se quer por meio da personagem.

Série Fleabag Amazon Prime Olivia Colman

4. Elenco afiado

E, claro, ela precisava de um time de coadjuvantes para dar conta de sua entrega em cena. Alguns muitos rostos desconhecidos do grande público conseguem entregar um ótimo cenário de pano de fundo para que a personagem Fleabag brilhe.

Uma das mais interessantes e bem interpretadas é a  madrasta, interpretada por Olivia Colman, ganhadora do Oscar de Melhor Atriz pelo Filme A Favorita e a atual Rainha Elizabeth II a partir da terceira temporada de The Crown.

Série Fleabag Amazon Prime

5. Arco fechadinho

E junto com esse elenco afiado, os espectadores são presenteados com um arco narrativo que tem um final bem-criado,  redondo e o mais importante: nenhuma situação colocada na trama é desnecessária ou meramente decorativa.

Tudo tem um objetivo para levar a protagonista até o momento em que ela finalmente entende como o que quer pra si e para os outros ao seu redor.

Série Fleabag Amazon Prime BBC

6. Leveza e intensidade

E parece ser um caminho simples, mas a complexidade das decisões que ela precisa tomar ganha um tamanho gigantesco ao longo de cada situação vivida. Essa intensidade é encaixada em diálogos e testemunhos que aprecem leves, mas carregam um peso crítico, emocional e analítico muito revelador e diversas vezes inspirador.

Sente, aperte o play, ria e reflita sobre a vida com Fleabag. Cada uma das duas temporadas tem apenas seis episódios de no máximo 30 minutos e ambas estão disponíveis no Amazon Prime Video. A série é uma coprodução com a BBC.

Toda semana tem textos, podcast e vídeo novos.
Mande um e-mail pra gente:
contato@podpop.com.br

Siga a gente no INSTAGRAM!
Curta nossa página no Facebook

podcast sobre série podcast sobre série podcasts sobre filmes podcast sobre filmes podcast sobre música podcasts sobre música podcasts no spotify podpop podcast cultura poppodcasts no Deezer podcast Deezer ouvir podcasts no Deezer

VEJA OS CONTEÚDOS DA NOSSA CATEGORIA DE SÉRIES:
séries série de TV seriados

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *