Schitt’s Creek: todos os motivos pra não perder essa série de comédia (sério, você tem que ver!) | PodPOP em TEXTO #77

Schitt’s Creek é aquele tipo de comédia leve, descontraída, que te faz rir das situações mais que inusitadas possíveis e passar um tempinho em ótimas companhias

Por Willians Glauber

A série de comédia canadense Schitt’s Creek, original do canal CBC, foi criada por Eugene Levy e Daniel Levy, respectivamente pai e filho, que interpretam os personagens Johnny e David na série.

Indicada ao Emmy nas categorias de Melhor Série de Comédia, Melhor Ator de Série de Comédia para Eugene Levy e Melhor Atriz de Série de Comédia para a atriz Catherine O’Hara, além de Melhor Figurino, a série conquistou público e crítica.

E ela caiu nas graças de um público maior ao estrear na emissora a cabo estadunidense POP TV, um mês depois do debute na CBC. O que acabou levando os atores a divulgarem a série também nos programas dos EUA.

schitts creek série

Seja em talk shows, canais de youtube, estampando capa de revista ou dando entrevistas a sites especializados dos EUA, o elenco ajudou a dar ainda mais  força para que o seriado ganhasse novos fãs.

O seriado se tornou o número #1 de audiência de ambos os canais, aumentando a audiência a cada novo episódio semanal.

A fidelidade, o entusiasmo e a devoção da fanbase, criada em torno da série desde os primeiros episódios, compensaram o orçamento baixo para o marketing do seriado.

Seis meses depois da estreia no canal a cabo POP TV, Schitt’s Creek estava disponível internacionalmente por meio da Netflix, o que reforçou ainda mais a divulgação da série. 

Schitt's Creek série de comédia

Ao todo foram 80 episódios, com cinco temporadas de 12 a 14 episódios cada uma, de até 30 minutos de duração.

A paixão dos fãs pela série é tão grande, que a produção organizou uma turnê de despedida, na qual o elenco visita diferentes cidades e conversa com os fãs em painéis.

Na história, somos apresentados à família Rose: o patriarca empresário Johnny, a matriarca ex-atriz de telenovelas Moira, além dos irmãos David e Alexis. 

E os conhecemos em uma situação um tanto constrangedora, já que todos foram colocados para fora da mansão onde viviam e tiveram todos os milionários bens confiscados pelo governo. E isso graças a falcatruas ilegais feitas pelo sócio de Johnny.

O que lhes restam são literalmente as roupas do corpo e do guarda-roupa (além das riquíssimas perucas da Moira, claro).

Só que há uma minúscula luz de esperança no final do túnel: o único bem a não ser confiscado é uma cidadezinha do interior chamada Schitt’s Creek.

Por mais surreal que isso possa parecer, Johnny comprou o município de presente para o filho David, anos atrás.

Sem terem para onde ir, esse se torna o único lugar onde os quatro conseguirão viver sem um tostão sequer nos bolsos das calças/saias/shorts de grife.

Apesar de 2020 marcar o ano da última temporada da série, vale a pena mostrar porque essa é uma comédia que acabou agradando a muitas pessoas e pode ser tornar sua queridinha também!

Schitt’s Creek consegue se melhorar a cada nova temporada e tem ótimos episódios que arrancam gargalhadas altas de você.

Fica nítido que os atores se tornam mais e mais confortáveis sob a pele dos personagens, por consequência, a gente também.

Além de ser um deleite, a série ajuda a deixar seu dia mais leve e vira um passatempo divertido. Sabe aquela comédia ideal para relaxar depois daquele dia estressante? É a própria!

Então, vamos aos motivos pra você não deixar de ver esse belezinha e conhecer logo os Rose! 

Schitt's Creek série de comédia canadense

Personagens muito bem construídos
Cada personagem tem características tão únicas, ora estereotipadas, ora mais contidas, que chamam a atenção de quem está assistindo toda vez que aparecem em cena.

Ficamos nos perguntando o que aquele morador tem agora pra nos mostrar ou o que ele decidiu aprontar dessa vez.

David Schitt's Creek personagem gayRepresentatividade LGBTQ+
Outro ponto que merece ser destacado na série é a preocupação em inserir diversidade e representatividade nos plots principais.

David representa o que conhecemos como queer e normaliza o discurso da fluidez de sexualidade, tópico esse que cada vez mais faz parte do nosso dia a dia.

Além de ele protagonizar ótimas situações que trazem sutilmente o tema à tona e geram mote para cenas engraçadíssimas.

Graça que, por sinal, em boa parte tem a ver com as reações do filho mais velho dos Rose, a interpretação do ator Daniel Levy é surreal de maravilhosa. 

Moira
Moira Schitt's CreekE apesar de todos os protagonistas serem ótimos em nos fazer dar boas risadas, a matriarca da família Rose é definitivamente a que mais vive situações hilárias.

O melhor da personagem é o tom que a atriz escolheu dar a ela, algo quase caricato, beirando o over, mas sem perder a mão em nenhum momento.

Moira é a personificação da alta burguesia, que apesar de estar numa situação de extrema pobreza, jamais se permite deixar de lado a pompa conquistada durante os muitos anos de riqueza.

A maneira exagerada como ela reage às situações que vive na cidade, ou ao comportamentos dos moradores quando a abordam, por si só já faz a gente rir bastante.

Ah, por sinal, você vai reconhecer o rosto da atriz Catherine O’Hara: ela ficou mundialmente famosa por interpretar a mãe do protagonista no clássico Esqueceram de Mim.

AlexisAlexis Schitts Creek
Outra personagem cujo tom originalíssimo deixa o espectador vidrado é a caçula da família.

A atriz Annie Murphy criou um pacote recheado de trejeitos, expressões faciais e sonoras próprios da personagem Alexis.

Nasce ali uma das raríssimas personagens incrivelmente originais na TV atualmente.

Além disso, os roteiristas escolheram um background riquíssimo, cujos absurdos e surrealidades vamos descobrindo ao longo dos episódios, por meio de comentários sinceros ditos por Alexis.

Ao tentar mostrar sinais de empatia, ela acaba expondo exemplos de situações extremas a que já se submeteu.

Como já ter sido sequestrada por facções japonesas, por exemplo, ou namorado Jared Leto.

Johnny Schitts CreekA falta de grana e de noção
Essa é outra característica que faz da trama vivida pelos personagens principais muito mais interessante e, por consequência, engraçada. 

Eles passam por “perrengues” que para qualquer um seriam situações triviais.

Só que na família Rose, um simples café da manhã pode se tornar algo digno de muitos chiliques.

O fato de estarem acostumados ao conforto mimador que a riqueza traz consigo, os coloca em situações mais que inusitadas.

Além disso, é divertido vê-los se adaptarem à nova vida e amadurecerem, evoluírem. Levando o a expressão “juntos na riqueza e na pobreza” a um outro patamar de significado.

Os choques de realidade
E é justamente quando a vida real bate à porta da família que os desafios vividos por eles fazem nascer em cada protagonista novas camadas.

As novas vivências e experiências, as pessoas que de outra maneira nunca conheceriam, durante a temporada na cidade, transformam para sempre a maneira como os Rose se relacionaram entre si e com os outros.

Eles passam a enxergar a vida sob novas lentes e se tornam pessoas melhores, mas, claro, sem perderem a essência “mimimizenta”.

Schitt's Creek personagens

Toda semana tem textos, podcast e vídeo novos.
Mande um e-mail pra gente:
contato@podpop.com.br

Siga a gente no INSTAGRAM!
Curta nossa página no Facebook

podcast sobre série podcast sobre série podcasts sobre filmes podcast sobre filmes podcast sobre música podcasts sobre música podcasts no spotify podpop podcast cultura poppodcasts no Deezer podcast Deezer ouvir podcasts no DeezerCONFIRA NOSSA CATEGORIA SOBRE SÉRIES DE COMÉDIA:
séries de comédia

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.