X-Men nos cinemas: os erros e os acertos dos filmes até hoje – PodPOP em TEXTO #35

Xmen X-Men X men filmes dos X-MEn franquia X-Men Fênix Negra FEnix Negra Mística

Fênix Negra está a caminho, o último filme de um legado que começou em 2000, com X-Men, o primeiro filme de super-heróis que realmente conseguiu obter sucesso e abrir caminho para o que se tem hoje nesse universo. Mas desde então muitos erros e acertos foram cometidos ao levar os mutantes para a telona

Por Willians Glauber

Os fãs de X-Men estão sofrente com um mix de sensações: ansiedade por Fênix Negra, sensação de orfandade por esse fim anunciado e ao mesmo tempo uma esperança de que o melhor ainda está por vir.

Bom, hoje, vamos estabelecer algumas leves cagadinhas e acertos que a Fox fez no cinema ao adaptar esses heróis maravilhosos que são os X-Men.

Xmen X-Men X men filmes dos X-MEn franquia X-Men Fênix Negra FEnix Negra MísticaO CAGADO CONFRONTO FINAL
Pois é, estava tudo indo muito bem, obrigado. X-Men (2000) é até hoje o melhor filme da franquia, X-Men 2 foi super bacana, mas ali no finalzinho do filme a gente já sabia que algo poderia dar muito certo ou muito errado no filme seguinte.

E deu MUITO ERRADO, PQP, QUE BOSTA!

A Fox não pensou a longuíssimo prazo e já quis dar um final para a saga dos mutantes nos cinemas. Afinal, o arco Fênix Negra é um dos mais extremos e perigosos dos quadrinhos e serve ora como um reboot das aventuras dos heróis ora como um grand finale.

Não deu certo, em X-Men O Confronto Final, a Fênix Negra foi super mal construída, mataram todo mundo, os efeitos foram cocô, a trama foi mambembe… E era o fim da nossa felicidade, porque com aquele tamanho de diarreia, ficaria difícil trazer novamente os mutantes para a telona.

Xmen X-Men X men filmes dos X-MEn franquia X-Men Fênix Negra Xmen X-Men X men filmes dos X-MEn franquia X-Men Fênix Negra FEnix Negra MísticaFEnix Negra MísticaO MARAVILHOSO PRIMEIRA CLASSE
Até que veio o super bem-vindo reboot, o xodózinho que se tornou X-Men Primeira Classe.

Com um elenco de primeiríssima qualidade e um roteiro super amarrado, grandioso porém sem ser megalomaníaco, tivemos um verdadeiro deleito mutante.

O filme conseguiu dar um frescor aos mutantes dos cinemas e trazer mais densidade e complexidade à franquia.

Xmen X-Men X men filmes dos X-MEn franquia X-Men Fênix Negra FEnix Negra Mística

A TENTATIVA DE LIMPAR A CAGADA
Bryan Singer foi a mente por trás da chegada dos X-Men nos cinemas (e é sempre bom lembrar que esse foi o primeiro grande blockbuster de herói produzido por Kevin Feige).

Pois ele decidiu unir o útil ao agradável em X-Men, Dias de Um Futuro Esquecido.

A tentativa de reaver o estrago feito nos últimos filmes (X-Men O Confronto Final e X-MEN Origens Wolverine foram aquela devastação bostística) valeu super a pena.

Dias de Um Futuro Esquecido gerou muito burburinho e conseguiu homenagear o elenco antigo com muito primor, com uma trama que te prende na cadeira e faz querer ir até o fim, torcendo por aqueles heróis.

MAS A DIARREIA VOLTA, NÉ
Xmen X-Men X men filmes dos X-MEn franquia X-Men Fênix Negra FEnix Negra MísticaNão sei que diabos aconteceu com o Singer (ele foi demitido depois de umas polêmicas aí), que ele decidiu que era hora de levar ninguém menos do que o Apocalipse para a franquia. O FUCKING APOCALIPSE, UM DOS MAIORES VILÕES DE TODA A HISTÓRIA DOS X-MEN NOS QUADRINHOS.

Apesar de o filme X-Men Apocalipse ter sido até que bacana, quando a gente toma uma certa distância e reassiste, vê que o Apocalipse foi mal construído.

Não ganhou a importância que tanto merecia e ainda por cima serviu mais de estilista para os seus Cavaleiros, do que qualquer outra coisa.

Por falar em Cavaleiros, poxa, com tantas inspirações, podendo se inspirar naquele plot de X-Men Evolution (depois do desenho de 1990, esse é o que melhor adapta os quadrinhos para o audiovisual), os roteiristas vão e fazem aquela porqueira?!

Nesse filme nós conhecemos personagens clássicos dos X-Men, ele marca a chegada deles nesse reboot: Jean, Tempestade, Ciclope, Jubileu…

A gente mal consegue acompanhar a rotina deles na escola do professor Xavier e já são enfiados em uma missão?!

Sem tirar que Jubileu ali foi só um fan service mesmo. Tem tantas coisas erradas nesse filme que daria pra ficar aqui parágrafos e mais parágrafos.

Mas o grande erro ali foi: querer uma aventura megalomaníaca antes de apresentar os personagens clássicos do jeito que merecem.

Xmen X-Men X men filmes dos X-MEn franquia X-Men Fênix Negra FEnix Negra MísticaDesconhecemos a trajetória da Jean na escola, como ela foi parar lá, as relações dela com os outros alunos. O desenvolvimento da liderança de Ciclope, que é vomitado em poucos minutos e do nada.

Quando finalmente temos um vislumbre da origem da Tempestade, um dos personagens mais fortes e icônicos do universo dos X-Men, ela se torna apenas um peão na jogada, uma coadjuvante digna de apenas poucos minutos de tela e quase nenhum aprofundamento.

O grande barato dos desenhos dos X-Men, por exemplo, é que podíamos acompanhar o recrutamento desses mutantes, os poderes deles crescendo, evoluindo, as relações deles se estreitando.

E infelizmente a gente não teve nada disso nos filmes, em nenhum, diga-se de passagem.

Xmen X-Men X men filmes dos X-MEn franquia X-Men Fênix Negra FEnix Negra MísticaOS ESPERTOS APRENDEM COM OS PRÓPRIOS ERROS, JÁ OS BURROS…
A Fox fez a coisa certa ao entregar nas mãos de Simon Kinberg (roteirista e produtos que está na saga desde o primeiro dia de set em 2000) o último filme da franquia.

Essa vai ser a estreia dele como diretor e já há elogios rasgados dos atores envolvidos sobre o trabalho dele.

Porém, no entanto, todavia, contudo, decidiram adaptar a Saga da fênix, MAIS. UMA. VEZ. CARAIO!

Poxa, a gente não conseguiu conhecer os personagens principais lá em X-Men Apocalipse, daí eles vão e pulam 10 anos, DEZ ANOS, e enfiam os mutantes em outra super jornada. NÃO!!!

Tudo o que aconteceu nesses 10 anos com esses novos personagens do reboot, que já são queridos dos fãs das HQs, ficou sem ser presenciado.

A evolução deles enquanto pessoas e mutantes, o estreitamento das relações deles, tudo, tudo isso aconteceu sem a gente acompanhar. Como, o espectador, vai criar um vínculo com os personagens, se não os conhecem a fundo?

Foram muitas as frustrações. Agora nos resta aproveitar essa última aventura e torcer para que o Marvel Studios dedique tempo, esmero e muito trabalho árduo para que os X-Men sejam adaptados para as telonas como tanto merecem. QUE VENHA O REBOOT SOB A TUTELA DE KEVIN FEIGE!

Xmen X-Men X men filmes dos X-MEn franquia X-Men Fênix Negra FEnix Negra Mística

Toda semana tem textos, podcast e vídeo novos.
Mande um e-mail pra gente:
contato@podpop.com.br

Siga a gente no INSTAGRAM!
Curta nossa página no Facebook

podcast sobre série podcast sobre série podcasts sobre filmes podcast sobre filmes podcast sobre música podcasts sobre música podcasts no spotify podpop podcast cultura popPODCASTS, TEXTOS E VÍDEO SOBRE X-MEN:
Xmen X-Men X men filmes dos X-MEn franquia X-Men Fênix Negra FEnix Negra Mística

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *