A Canção de Aquiles é um romance épico que leva os jovens Pátroclo e Aquiles a uma jornada de amor e devoção que você não vai encontrar em Ilíada
Por Thales Eduardo
Como falar sobre A Canção De Aquiles? Desde que finalizei essa leitura, me pergunto de fato tudo que aconteceu e busco o melhor jeito de organizar isso numa resenha.
Aqui está o resultado desse processo.
Partimos do começo. Baseado na obra de Homero, temos aqui uma narrativa primordial da jornada de Pátroclo e Aquiles. Da infância até a grande Guerra de Tróia.
Talvez alguns já saibam a grande jornada que aguarda ambos personagens, entretanto, para outros (como foi meu caso), tudo vem de forma inédita. E, meus caros, não há palavras para descrever as surpresas, felicidades e também dores que vieram de tudo isso.
Destaco a exímia escrita da autora (e do trabalho de tradução). Os relatos são emocionantes, repletos da mais pura e bela poesia. Tudo de forma clara e direta, em nenhum momento se mostrou maçante ou algo do tipo.
Não posso ignorar ainda Pátroclo e Aquiles, que me mostraram o que é amor, devoção e, principalmente, entrega. A força e coragem dessa união que se manteve firme diante de todos os momentos, até os mais difíceis.
Apesar de todos os comentários positivos, eu ainda tinha um certo receio com a leitura. Só que isso caiu por terra logo nas primeiras páginas.
Ficarei com essa história para sempre guardada na memória (e no coração)!
Confira a sinopse de A Canção de Aquiles
Baseada na Ilíada, esta obra é uma reconstituição da épica Guerra de Troia. O tímido príncipe Pátroclo é exilado no reino de Fítia, onde cresce à sombra do rei Peleu e de seu extraordinário filho, Aquiles.
Apesar de suas diferenças, os meninos logo se tornam companheiros inseparáveis. Os laços entre eles se aprofundam à medida que se tornam adolescentes e hábeis nas artes da guerra e da medicina – para desagrado e irritação da mãe de Aquiles, Tétis, uma cruel deusa marinha que odeia os mortais.
Quando se espalha a notícia de que Helena de Esparta foi raptada, os homens da Grécia, ligados por um juramento de sangue, têm de partir para invadir Troia e salvar Helena.
Seduzido pela promessa de um destino glorioso, Aquiles junta-se à causa. Pátroclo, dividido entre o afeto e o temor por seu amigo, acompanha-o. Mal sabem eles que os deuses do destino os colocarão à prova como nunca antes, exigindo deles um terrível sacrifício.
PARA CONFERIR OUTRAS DICAS COMO ESTA, SIGA O THALES NO TWITTER.
A coluna Estante do Thales aqui no PodPOP é toda terça e quinta,
sempre com uma ótima dica para a sua próxima leitura.
Toda semana tem textos novos.
Mande um e-mail pra gente:
contato@podpop.com.br