Encanto é a mais nova animação da Disney e tem tudo para agradar aos fãs do gênero e dos amantes de boa música, magia e uma fantasia cheia de originalidade
Por Maricota
Preservar a estabilidade e a perfeição sempre foi um dos grandes lemas da família Madrigal. Assolada pela perda de seu esposo Pedro, Abuela Alma foi contemplada com um milagre que rendeu a ela e um pequeno grupo, um refúgio mágico para chamar de seu.
Vivendo no coração de uma floresta colombiana, cada geração Madrigal passa por um rito que lhe rende um dom, de utilidade a toda a comunidade, porém quando Mirabel, uma das netas de Alma, não recebe nenhum, apenas reafirma o que viria a acontecer anos depois.
Mirabel tenta mostrar seu valor, ser útil à sua maneira, no entanto as circunstâncias atuais apenas mostram o contrário, rendendo uma grande reviravolta que a fará se conectar com o mais inesperado membro da família, alguém que assim como ela, sempre sentiu-se deslocado.
“Tive tanto medo de soltar…Que eu me agarrei na rigidez…Milagres vão além…Do Encanto que se tem…Milagre é ter vocês…Não os dons, vocês.”
Encanto mostra a pressão de se representar um povo, algo muito sentido quando se fala de minorias socioculturais.
Vivo e expressivo a todo instante, é um deleite aos olhos e coração. Regado de simbolismos sobre família, pertencimento e o papel que carregas ao longo da vida.
E é através de suas canções, cada vez mais marcantes nas produções atuais do estúdio, que as personagens descobrem aquilo que realmente as une é muito mais humano do que a fantasia que os guia.
Dirigido por Jared Bush (Moana) e Byron Howard (Enrolados), as músicas e letras são de autoria de Lin-Manuel Miranda, grande nome quando o assunto é musicais.
A dublagem brasileira de Encanto conta com Mari Evangelista (Mirabel), Márcia Fernandes (Abuela), Sergio Rufino (Bruno), Jeniffer Nascimento (Dolores), Filipe Bragança (Camilo), Felipe Araújo (Mariano), Larissa Cardoso (Isabela) e Lara Suleiman (Luisa).