M de Monstra mostra até onde uma mulher está disposta a ir para salvar a irmã, talvez ultrapassar o limite da morte?
Por Eduarda Santos*
“É possível que, no momento em que acordou, a Monstra tenha sido a única em toda a história a se lembrar de como é… Não sentir nada”
A dra. Francês perdeu sua irmã Maura em uma acidente de laboratório. Sem conseguir superar o luto, ela decide, por meio da ciência, revivê-la.
Porém, no lugar de Maura há uma nova pessoa, alguém que está vivendo pela primeira vez e que, para se manter viva, finge ser a irmã que Frances tanto quis reviver.
Com a ajuda de um fantasma, M, como ela se nomeia, passa a tentar viver como Maura, abdicando dos seus gostos e vontades. Mas, até quando ela conseguiria continuar fingindo ser quem não era apenas para ter uma chance de sobreviver?
Inspirado em Frankenstein, essa Graphic Novel, traz uma verdadeira lição sobre autoaceitação, luto e família. O volume único traz poucos personagens, o que ajuda a nos envolver melhor com cada um.
É uma história triste e, por mais que a visão de Frances tenha estado distorcida na maior parte do tempo, conseguimos perceber como ela está sendo movida pela negação e culpa em seu luto.
Por outro lado, Gin, seu esposo, é aquele personagem impossível de não gostar, e que ajuda a equilibrar sempre as situações.
M é um amorzinho. É impossível não torcer para que dê tudo certo para ela, afinal, mesmo que não tenha sido da forma “comum” ela ganhou o dom da vida e suas dores são reais e válidas.
As ilustrações, todas em verde e branco, são uma graça. Adorei os traços e as características únicas de cada personagem.
É uma leitura rápida, mas carregada de emoções, e vale muito a pena ler e reler.
Alguns spoilers do bem sem nenhum contexto:
Conheça alguns personagens:
- Dra. Frances Ai, a irmã mais velha de Maura (ela/dela)
- Maura Ai, a irmã mais nova de Frances (ela/dela)
- Gin Ivanov, cônjuge da Dra. Frances (elu/delu)
- M, a nova Maura (ela/dela)
- Dottie, a vizinha costureira e avó postiça (ela/dela)
- Asha, a companheira de Dottie (ela/dela)
- Carter, o cachorro de Dottie (ele/dele)
Confira a sinopse oficial:
Em sua obra de estreia, Talia Dutton se inspira em Frankenstein para tratar de temas delicados com sensibilidade e traços deslumbrantes. M de monstra é uma graphic novel fascinante sobre fantasmas, identidade, família e o peso das expectativas.
Depois de perder a irmã mais nova, Maura, em um trágico acidente de laboratório, a dra. Frances Ai promete trazê-la de volta à vida.
Entretanto, quem reaparece nessa tentativa claramente não é Maura. A criatura, que decide se chamar M, não tem recordações da vida de Maura e só quer seguir seu próprio caminho.
Na esperança de retomar a rotina que tinham juntas, Frances quer que M seja como a irmã: uma cientista dedicada com quem dividia seus planos no laboratório.
Buscando recuperar suas memórias, Frances cerca M de lembranças do passado de Maura, no entanto, por mais que a doutora insista, M reluta em assumir uma identidade que não é a sua.
Editado por Willians Glauber
*A Eduarda indica só as melhores leituras lá no Instagram.
Corre pra seguir e descobrir qual será a sua próxima leitura!
VISITE NOSSA CATEGORIA ESPECIAL SOBRE LIVROS