Meninas Malvadas: dicas de livros na mesma vibe do filme

Meninas Malvadas

Meninas Malvadas definitivamente é um filme clássico. A história inspirou gerações e existem livros que compartilham daquela mesma energia caótica do longa

Por Eduarda Santos* e Redação PodPOP

“Eu estava obcecada. Passava 80% do meu tempo falando sobre Meninas Malvadas e nos outros 20% torcia pra alguém falar sobre pra eu poder falar mais.”

Ah, um clássico é um clássico. E sem mais nenhuma introdução, eis aqui alguns livros que separamos para quem adora aquela energia “imperando no caos” do filme Meninas Malvadas:

Perfeita (na teoria)
O que você vai encontrar nesse livro:
– muita fofoca
– conselhos amorosos com uma leve sabotagem

Nesta comédia romântica queer, uma garota especialista em relacionamentos vai ter que lidar com as reviravoltas da própria vida amorosa ― que está longe de ser perfeita.

Darcy Phillips tem a solução ideal para qualquer problema de relacionamento. Pelo armário 89 do colégio, ela recebe cartas desesperadas de alunos pedindo conselhos e depois responde tudo por um e-mail anônimo ― mediante pagamento. É o negócio perfeito.

Ironicamente, sua vida amorosa é um desastre: há anos, ela é apaixonada por sua melhor amiga e não tem coragem de se declarar. Mas Darcy convive bem com todos esses segredos, até que Alexander Brougham, o atleta da escola, a flagra pegando as cartas do armário e coloca tudo a perder.

Em troca de manter seu anonimato, ela concorda em ajudar Brougham a voltar com a ex-namorada. Parece uma tarefa simples: dar umas dicas para um cara gato (mas muito arrogante) a reconquistar uma garota que já foi completamente apaixonada por ele. Mas Darcy logo vai descobrir que nada é tão simples quanto parece.

Gossip girl: As delícias da fofoca
O que você vai encontrar nesse livro:
– muita fofoca (óbvio)
– ciúmes, traições e comportamentos ousados

Este é o primeiro volume da série que figurou na lista dos mais vendidos do The New York Times, Gossip Girl, também serviu de inspiração para a premiada série de tv de Josh Schwartz e Stephanie Savage. 

Procurando por glamour, escândalos, fofocas e o que há de mais cool entre a juventude dourada da big apple? Uma espécie de Sex and the city teen, número um na lista dos mais vendidos do New York Times, a série Gossip Girl, criada pela escritora Cecily Von Ziegesar, é uma febre ao redor do mundo.

Com mais de um milhão de exemplares vendidos e milhares de fãs pelo mundo, Gossip girl se mantém atual entre os adolescentes, ganhando uma recente adaptação reboot da série clássica, na HBO Max.

Gossip Girl – as delícias da fofoca é o primeiro volume desta saga provocante que revela os segredos dos adolescentes ricos, bonitos, chiques e cheios de problemas na Nova York contemporânea. Entre num universo de jovens lindos e fabulosos: onde ciúmes, traições e escandalos abalam a elite adolescente americana.

“Bem-vindos a Nova York, onde eu e meus amigos moramos em apartamentos enormes e fabulosos, vestimos roupas fashion dos melhores estilistas e estudamos em exclusivas escolas particulares. Nós nem sempre somos as pessoas mais legais do mundo, mas compensamos no gosto e na aparência.”

Sim, são muitas livros dessa série literária!

 

Ás de Espadas
O que você vai encontrar nesse livro:
– crítica social ao racismo, à homofobia e ao preconceito de classe
– segredos revelados

Quando Chiamaka e Devon, alunos da Academia Particular Niveus, são selecionados como parte da alta hierarquia escolar e passam a ser chefes de turma, parece um excelente começo de ano para os dois.

Afinal, isso representa muito em seus currículos para entrar em boas universidades. Pouco tempo depois da importante nomeação, no entanto, alguém chamado “Ases” começa a enviar mensagens para todos os alunos da escola, revelando segredos dos dois jovens.

São detalhes íntimos de suas vidas, ameaçando seus futuros planejados com tanto esforço. E o que parecia apenas uma brincadeira de mau gosto rapidamente transforma-se em um jogo perigoso e assustador.

Com todas as cartas contra eles, Chiamaka e Devon serão capazes de parar Ases? Suspense intenso, Ás de espadas é uma contundente crítica social que escancara o racismo, a homofobia e o preconceito de classe ainda presentes na nossa sociedade, colocando Faridah Àbíké-Íyímídé entre as mais importantes vozes da atualidade.

Duff
O que você vai encontrar nesse livro:
– a amiga “feia” da mais popular
– crítica à competição feminina

Com humor e personagens surpreendentes, Kody Keplinger aborda, em seu primeiro romance, questões como amizade, autoestima e competição feminina em um grupo de amigas, a DUFF – sigla para Designated Ugly Fat Friend – é aquela que não se destaca, a menos atraente da turma. Ela não se enquadra nos padrões de beleza tradicionais, ou se preocupa menos com o visual, mas nem por isso deixa de ter seus encantos.

Bianca Piper é esse tipo de garota. E estava muito bem, até que Wesley Rush, o pegador da escola, veio puxar conversa dizendo que ser legal com a DUFF o ajudaria a se dar bem com suas amigas Casey e Jessica. A partir de então, Bianca começa a se questionar: ela seria a amiga feia? As vantagens e as desvantagens de ser uma DUFF, o que leva alguém a pensar que é uma e outras dúvidas começam a ocupar os pensamentos de Bianca e só não dominam sua cabeça porque ela tem problemas maiores.

O casamento de seus pais não vai bem e no dia em que ela descobre que eles estão se divorciando, decide sair com suas amigas para esquecer. Enquanto Casey e Jess se divertem, Bianca encontra Wesley e, num impulso, o beija.

Os dois começam uma espécie de inimizade colorida. Bianca acha Wesley um galinha, que se aproveita da beleza e do dinheiro para ficar com o maior número de meninas possível, mas, no fundo, sente-se atraída por ele. Wesley é um cara amigável e não perde uma oportunidade de ficar com ela, ainda que continue chamando Bianca de DUFF.

Com a convivência, os dois descobrem que as aparências enganam. Bianca Piper é uma protagonista independente, boa aluna, cínica e descolada. Com senso de humor e diálogos afiados, Kody Keplinger criou um romance sobre a amizade e o amor próprio, que aborda com leveza questões como a competição entre as meninas e a importância dada às aparências.

Ao enfrentar seus problemas, Bianca amadurece e descobre que os rótulos que colocamos uns nos outros são armadilhas muito perigosas. DUFF figurou em segundo lugar na lista do New York Times de Young Adult, além de ter estreado nos cinemas brasileiros em 2015.

Eu beijei Shara Wheeler
O que você vai encontrar nesse livro:
– beijo roubado
– último ano do ensino médio

Da mesma autora de Vermelho, branco e sangue azul, uma história cheia de reviravoltas sobre o que acontece quando você se apaixona pela pessoa que menos espera.

Chloe Green está a um passo de terminar o ensino médio e deixar False Beach, a cidadezinha ultraconservadora onde vive, para trás. Mas, antes disso, ela tem um último objetivo a cumprir: ser eleita a melhor aluna do colégio e a oradora da turma. Seu único obstáculo?

Shara Wheeler, a garota mais popular da cidade, que arranca suspiros por onde passa.
Só que, faltando pouco mais de um mês para a formatura, Shara simplesmente desaparece. Todos são pegos de surpresa, mas Chloe tem um motivo a mais para ficar chocada: um dia antes, Shara a tinha beijado na boca sem maiores explicações.

Decidida a encontrá-la para tirar a história a limpo, Chloe logo se vê em uma busca bastante inusitada: Shara espalhou vários cartões pela cidade, dando pistas sobre o seu paradeiro e revelando uma personalidade até então desconhecida ― e que pode mudar completamente os planos de Chloe.

Meninas Nem Tão Malvadas
O que você vai encontrar nesse livro:
– recomeço em ambiente escolar

Catarina aprendeu uma lição com o seu filme favorito: garotas populares são a pior espécie de criaturas.

Depois de ser expulsa da escola onde estudava, ela tem a oportunidade de começar do zero e abandonar todos os fantasmas do seu passado, porém novos sentimentos prometem bagunçar todas as certezas que ela tem sobre o seu final feliz.

Confidências de uma ex-popular
O que você vai encontrar nesse livro:
– recomeço em ambiente escolar

Da autora de Os 12 signos de Valentina. Mais de 4 milhões de leituras no Wattpad. Beleza, poder, popularidade. O que mais uma garota pode querer?

Renata acaba de ser expulsa de sua antiga escola. Perdeu seu status, seus amigos, seu namorado e sua antiga vida de privilégios. Agora, precisa recomeçar do zero, em um rígido internato católico. Possessa e nada disposta a construir novos laços de amizade por conta das frustrações do passado, ela se vê, de repente, perdida.

Sem largar sua essência, a garota se equilibra entre lidar com o desprezo constante dos alunos do colégio, recusar as investidas do presidente de um grupo misterioso e, nesse meio, administrar seu interesse por um aluno em particular.

Será que Renata vai conseguir superar seu passado e iniciar uma nova jornada mostrando uma nova versão de si mesma – ou insistirá em seus velhos erros?

Lembrando que logo teremos nada mais nada menos do que o musical Meninas Malvadas nos cinemas. Assista ao trailer:

*A Eduarda indica só as melhores leituras lá no Instagram.
Corre pra seguir e descobrir qual será a sua próxima leitura!

VISITE NOSSA CATEGORIA ESPECIAL SOBRE LIVROS