Dom Casmurro inegavelmente é uma das obras de maior importância da Literatura brasileira e mundial. Por isso mesmo vamos ajudar quem quer entendê-la melhor
Por Redação PodPOP
Dom Casmurro é uma das obras mais icônicas da literatura brasileira, escrita por Machado de Assis e publicada em 1899. O romance é conhecido por sua complexidade narrativa e pela habilidade do autor em explorar a mente do protagonista Bento Santiago, também conhecido como Bentinho.
A história é narrada em primeira pessoa pelo próprio Bentinho, que se torna um homem recluso e melancólico na velhice, ganhando o apelido de “Dom Casmurro” devido à sua personalidade reservada.
Toda a trama gira em torno do relacionamento de Bentinho com sua amiga de infância, Capitu, e sua suspeita (crescente a cada capítulo) de que ela o traiu com seu melhor amigo, Escobar, quem poderia ser o verdadeiro pai de seu filho, Ezequiel.
O livro é construído em torno da ambiguidade das memórias e das percepções de Bentinho. Ele se torna um narrador não confiável, já o leitor é constantemente desafiado a questionar a veracidade de sua versão dos eventos.
Isso é algo que cria uma atmosfera de incerteza e intriga ao longo da história, levando a uma das questões mais famosas da literatura brasileira: “Capitu traiu ou não traiu Bentinho?”
Além da trama central, Dom Casmurro aborda questões sociais, morais e filosóficas. Machado de Assis utiliza a narrativa para satirizar a sociedade carioca do século XIX, revelando por meio da trama as hipocrisias e as convenções sociais. O livro também aborda temas como a passagem do tempo, a alienação e a complexidade dos relacionamentos humanos.
Machado de Assis: vida, obras e impacto na Literatura
A linguagem utilizada por Machado de Assis é notável por sua sofisticação e ironia, tornando a leitura uma experiência rica em nuances e camadas de significado. A obra é uma reflexão profunda sobre a natureza da verdade, da memória e das interpretações subjetivas da realidade.
Dom Casmurro é uma obra-prima da literatura brasileira que continua a intrigar e cativar leitores ao longo de tantos anos, logo, por isso se tornou um clássico dos clássicos! As suas complexidade e ambiguidade fazem com que a discussão sobre a traição de Capitu e os mistérios da mente de Bentinho permaneçam vivos e relevantes na cultura literária brasileira ainda hoje.
PERFIL DOS PERSONAGENS PRINCIPAIS
Bento Santiago (Dom Casmurro):
- Descrição: Protagonista e narrador da história, Bento Santiago é conhecido como Dom Casmurro devido à sua natureza melancólica e introspectiva.
- Características Principais: Ciumento, observador, reflexivo. Torna-se um homem recluso à medida que a desconfiança em relação à fidelidade de sua esposa, Capitu, cresce.
- Desenvolvimento na História: Sua narrativa busca justificar suas ações e suspeitas, especialmente em relação à paternidade de seu filho Ema.
Capitu (Capitolina):
- Descrição: Esposa de Bento Santiago e figura central na trama. É conhecida por sua beleza marcante e seus olhos expressivos.
- Características Principais: Inteligente, carismática, enigmática. Sua personalidade é objeto de especulação e interpretação ao longo da obra.
- Desenvolvimento na História: A fidelidade de Capitu é constantemente questionada por Bentinho, contribuindo para a tensão no casamento.
José Dias:
- Descrição: Conselheiro de Bento Santiago, amigo da família. É uma figura presente durante a infância e juventude de Bentinho.
- Características Principais: Submisso à família, serviçal, intrometido. Tenta influenciar as decisões de Bentinho, muitas vezes de maneira inconveniente.
- Desenvolvimento na História: Permanece próximo a Bentinho ao longo da vida, mas sua influência diminui à medida que Bentinho amadurece.
Escobar:
- Descrição: Amigo íntimo de Bentinho desde a juventude, Escobar desempenha um papel significativo na trama.
- Características Principais: Amigo leal, independente, corajoso. Casa-se com Sancha, amiga de Capitu.
- Desenvolvimento na História: Sua morte abrupta tem implicações significativas para a trama, especialmente no que diz respeito às suspeitas de Bentinho.
Dona Glória:
- Descrição: Mãe de Bentinho, Dona Glória desempenha um papel importante nas decisões de seu filho.
- Características Principais: Devota, maternal, influente. Suas decisões moldam o curso da vida de Bentinho.
- Desenvolvimento na História: Sua influência persiste, mesmo após sua morte, especialmente por meio das decisões que tomou em relação ao futuro de Bentinho.
Ema:
- Descrição: Filha de Bentinho e Capitu, Ema é a criança cuja paternidade é objeto de disputa.
- Características Principais: Representa a ambiguidade em relação à verdade sobre a paternidade. Sua vida é afetada pelas suspeitas e tensões na família.
- Desenvolvimento na História: Seu destino final permanece em aberto, deixando uma ponta de mistério na narrativa.
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RESUMO GERAL PARA RELEMBRAR A HITÓRIA
Capítulos 1-5: Infância e Juventude de Bento Santiago (Dom Casmurro): O protagonista, Bento Santiago (Dom Casmurro), relembra sua infância e juventude, especialmente sua amizade com Escobar e seu relacionamento com Capitu, sua grande paixão.
Capítulos 6-20: O Romance entre Bentinho e Capitu: Bentinho e Capitu desenvolvem uma profunda amizade na infância que se transforma em amor. No entanto, a mãe de Bentinho, Dona Glória, decide encaminhá-lo para o seminário para que ele se torne padre.
Capítulos 21-40: A Vida no Seminário e os Planos de Bentinho: Bentinho vive no seminário, mas seu desejo de se casar com Capitu persiste. Ele se forma no seminário, mas sua mãe adoece, e ele promete a ela que se casará com Capitu. Escobar, seu grande amigo, casa-se com Sancha, a melhor amiga de Capitu.
Capítulos 41-55: Casamento de Bentinho e Capitu e o Ciúme: Bentinho e Capitu finalmente se casam, mas Bentinho é consumido pelo ciúme e pela desconfiança em relação à fidelidade de Capitu. Ele começa a acreditar que seu filho, Ema, não é seu verdadeiro herdeiro.
Capítulos 56-75: Morte de Escobar e a Desconfiança de Bentinho: Escobar morre repentinamente, e Bentinho intensifica sua desconfiança em relação a Capitu. Ele acredita que o filho, Ema, é na verdade filho de Escobar.
Capítulos 76-100: Conclusão e Ambiguidade: O romance termina com Bentinho vivendo como um “Dom Casmurro” isolado. A paternidade de Ema permanece ambígua, e o leitor é deixado na incerteza sobre a verdade das suspeitas de Bentinho.
FICHAMENTO
Título: Dom Casmurro
Autor: Machado de Assis
Ano de Publicação: 1899
Resumo:
“Dom Casmurro”, de Machado de Assis, é um romance narrado em primeira pessoa por Bento Santiago, ou Bentinho, um homem melancólico e recluso na velhice que nos conta sua vida e suas angústias. A trama principal gira em torno de seu relacionamento com sua amiga de infância, Capitu, e sua crescente suspeita de que ela o traiu com seu melhor amigo, Escobar, resultando na paternidade de seu filho, Ezequiel.
A narrativa é construída com base na ambiguidade das memórias e percepções de Bentinho, que se torna um narrador não confiável. O leitor é constantemente desafiado a questionar a veracidade de sua versão dos eventos, criando uma atmosfera de mistério e incerteza. A pergunta central do livro, “Capitu traiu ou não traiu Bentinho?”, permanece sem uma resposta definitiva.
Além da trama central, “Dom Casmurro” aborda questões sociais, morais e filosóficas. Machado de Assis satiriza a sociedade carioca do século XIX, revelando hipocrisias e convenções sociais. O livro também explora temas como a passagem do tempo, a alienação e a complexidade dos relacionamentos humanos.
A linguagem utilizada pelo autor é sofisticada e irônica, criando uma leitura rica em nuances e subtextos. “Dom Casmurro” é uma reflexão profunda sobre a natureza da verdade, da memória e das interpretações subjetivas da realidade.
PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS
- Dúvida e Ambiguidade: A dúvida sobre a fidelidade de Capitu é o tema central do livro, e Machado de Assis utiliza a ambiguidade para manter o leitor em constante suspense.
- Sociedade e Hipocrisia: O autor satiriza a sociedade carioca do século XIX, expondo suas hipocrisias e convenções sociais.
- Passagem do Tempo: A obra aborda como o tempo afeta as relações humanas e as perspectivas dos personagens ao longo da vida.
- Narração Não Confiável: A narrativa em primeira pessoa de Bentinho torna-o um narrador não confiável, o que adiciona complexidade à história.
Importância e Legado
“Dom Casmurro” é uma obra-prima da literatura brasileira e continua a ser amplamente estudada e discutida. Sua complexidade narrativa e a questão da traição de Capitu tornaram-se elementos icônicos da literatura brasileira, estimulando debates e interpretações diversas ao longo dos anos. A habilidade de Machado de Assis em explorar a mente de seu personagem e questionar a natureza da verdade e da percepção o torna um dos romances mais influentes e intrigantes da literatura mundial.
TODOS OS CAPÍTULOS DE DOM CASMURRO
Capítulo I
Do título
Capítulo II
Do livro
Capítulo III
A denúncia
Capítulo IV
Um dever amaríssimo!
Capítulo V
O agregado
Capítulo VI
Tio Cosme
Capítulo VII
D. Glória
Capítulo VIII
É tempo
Capítulo IX
A ópera
Capítulo X
Aceito a teoria
Capítulo XI
A promessa
Capítulo XII
Na varanda
Capítulo XIII
Capitu
Capítulo XIV
A inscrição
Capítulo XV
Outra voz repentina
Capítulo XVI
O administrador interino
Capítulo XVII
Os vermes
Capítulo XVIII
Um plano
Capítulo XIX
Sem falta
Capítulo XX
Mil Padre-Nossos e mil Ave-Marias
Capítulo XXI
Prima Justina
Capítulo XXII
Sensações alheias
Capítulo XXIII
Prazo dado
Capítulo XXIV
De mãe e de servo
Capítulo XXV
No passeio público
Capítulo XXVI
As leis são belas
Capítulo XXVII
Ao portão
Capítulo XXVIII
Na rua
Capítulo XXIX
O Imperador
Capítulo XXX
O Santíssimo
Capítulo XXXI
Curiosidades de Capitu
Capítulo XXXII
Olhos de ressaca
Capítulo XXXIII
Penteado
Capítulo XXXIV
Sou homem!
Capítulo XXXV
Protonotário apostólico
Capítulo XXXVI
Ideia sem pernas e ideia sem braços
Capítulo XXXVII
A alma é cheia de mistérios
Capítulo XXXVIII
Que susto, meu Deus!
Capítulo XXXIX
A vocação
Capítulo XL
Uma égua
Capítulo XLI
A audiência secreta
Capítulo XLII
Capitu refletindo
Capítulo XLIII
Você tem medo?
Capítulo XLIV
O primeiro filho
Capítulo XLV
Abane a cabeça, leitor
Capítulo XLVI
As pazes
Capítulo XLVII
A senhora Saiu
Capítulo XLVIII
Juramento do poço
Capítulo XLIX
Uma vela aos sábados
Capítulo L
Um meio-termo
Capítulo LI
Entre luz e fusco
Capítulo LII
O velho Pádua
Capítulo LIII
A caminho!
Capítulo LIV
Panegírico de Santa Mônica
Capítulo LV
Um soneto
Capítulo LVI
Um seminarista
Capítulo LVII
De preparação
Capítulo LVIII
O tratado
Capítulo LIX
Convivas de boa memória
Capítulo LX
Querido opúsculo
Capítulo LXI
A vaca de Homero
Capítulo LXII
Uma ponta de Iago
Capítulo LXIII
Metades de um sonho
Capítulo LXIV
Uma ideia e um escrúpulo
Capítulo LXV
A dissimulação
Capítulo LXVI
Intimidade
Capítulo LXVII
Um pecado
Capítulo LXVIII
Adiemos a virtude
Capítulo LXIX
A missa
Capítulo LXX
Depois da missa
Capítulo LXXI
Visita de Escobar
Capítulo LXXII
Uma reforma dramática
Capítulo LXXIII
O contra-regra
Capítulo LXXIV
A presilha
Capítulo LXXV
O desespero
Capítulo LXXVI
Explicação
Capítulo LXXVII
Prazer das dores velhas
Capítulo LXXVIII
Segredo por segredo
Capítulo LXXIX
Vamos ao capítulo
Capítulo LXXX
Venhamos ao capítulo
Capítulo LXXXI
Uma palavra
Capítulo LXXXII
O canapé
Capítulo LXXXIII
O retrato
Capítulo LXXXIV
Chamado
Capítulo LXXXV
O defunto
Capítulo LXXXVI
Amai, rapazes!
Capítulo LXXXVII
A sege
Capítulo LXXXVIII
Um pretexto honesto
Capítulo LXXXIX
A recusa
Capítulo XC
A polêmica
Capítulo XCI
Achado que consola
Capítulo XCII
O diabo não é tão feio como se pinta
Capítulo XCIII
Um amigo por um defunto
Capítulo XCIV
Ideias aritméticas
Capítulo XCV
O Papa
Capítulo XCVI
Um substituto
Capítulo XCVII
A saída
Capítulo XCVIII
Cinco anos
Capítulo XCIX
O filho é a cara do pai
Capítulo C
“Tu serás feliz, Bentinho!”
Capítulo CI
No céu
Capítulo CII
De casada
Capítulo CIII
A felicidade tem boa alma
Capítulo CIV
As pirâmides
Capítulo CV
Os braços
Capítulo CVI
Dez libras esterlinas
Capítulo CVII
Ciúmes do mar
Capítulo CVIII
Um filho
Capítulo CIX
Um filho único
Capítulo CX
Rasgos da infância
Capítulo CXI
Contado depressa
Capítulo CXII
As imitações de Ezequiel
Capítulo CXIII
Embargos de terceiro
Capítulo CXIV
Em que se explica o explicado
Capítulo CXV
Dúvidas sobre dúvidas
Capítulo CXVI
Filho do homem
Capítulo CXVII
Amigos próximos
Capítulo CXVIII
A mão de Sancha
Capítulo CXIX
Não faça isso, querida!
Capítulo CXX
Os autos
Capítulo CXXI
A catástrofe
Capítulo CXXII
O enterro
Capítulo CXXIII
Olhos de ressaca
Capítulo CXXIV
O discurso
Capítulo CXXV
Uma comparação
Capítulo CXXVI
Cismando
Capítulo CXXVII
O barbeiro
Capítulo CXXVIII
Punhado de sucessos
Capítulo CXXIX
A D. Sancha
Capítulo CXXX
Um dia…
Capítulo CXXXI
Anterior ao anterior
Capítulo CXXXII
O debuxo e o colorido
Capítulo CXXXIII
Uma ideia
Capítulo CXXXIV
O dia de sábado
Capítulo CXXXV
Otelo
Capítulo CXXXVI
A xícara de café
Capítulo CXXXVII
Segundo impulso
Capítulo CXXXVIII
Capitu que entra
Capítulo CXXXIX
A fotografia
Capítulo CXL
Volta da igreja
Capítulo CXLI
A solução
Capítulo CXLII
Uma santa
Capítulo CXLIII
O último superlativo
Capítulo CXLIV
Uma pergunta tardia
Capítulo CXLV
O regresso
Capítulo CXLVI
Não houve lepra
Capítulo CXLVII
A exposição retrospectiva
Capítulo CXLVIII
E bem, e o resto?