Globo de Ouro e Oscar: as principais diferenças entre as duas grandes premiações do audiovisual mundial

Fernanda Torres Globo de Ouro Fernanda Torres Globo de Ouro 2024

A indicação da Fernanda Torres incentivou a gente aqui a listar quais as principais diferenças entre os dois grandes prêmios do mundo quando se trata de audiovisual

Por Willians Glauber

Quando temos uma brasileira presente em uma premiação tão grandiosa quanto o Globo de Ouro (Fernanda Torres está concorrendo a Melhor Atriz de Filme de Drama no Globo de Ouro 2024 pelo longa Ainda Estou Aqui), vem junto uma curiosidade de entender como esses eventos funcionam. Aqui, vamos focar no Oscar e no Golden Globes.

Acredito que a principal diferente entre ambos seja o perfil dos votantes.

Enquanto no Oscar temos a obrigatoriedade de os envolvidos nas escolhas da melhores produções serem profissionais do Cinema, no Globo de Ouro votam apenas os jornalistas especializados em entretenimento.

à divisão desses comunicadores dentro do quadro votante é bastante equilibrada. Ao todo cada um dos 85 países representados no time de jornalistas têm voz e vez. E entre eles temos uma divisão com base em diversidade.

47% dos votantes são mulheres. Entre todos da lista, 60% se autoidentificam tanto racial quando etnicamente diversos:
26.3% latinos
13.3% asiáticos
11% negros
9% de origem no Oriente Médio

LEIA TAMBÉM:
Quem são os brasileiros que votam no Oscar,
a maior premiação do Cinema mundial

Logo, a presença constante dos concorrentes às estatuetas Golde Globes nos principais veículos consumidos pelos próprios jornalistas é crucial. Os votantes do Globo de Ouro precisam ter a percepção de que aquela produção merece o holofote.

E é preciso frisar que nesse quesito a equipe de marketing por trás da Sony Pictures Classics está acertando demais na divulgação de Ainda Estou Aqui.

E enquanto no Globo de Ouro as 27 categorias categorias contemplam filmes, séries, minisséries e especiais feitos para a TV, o Oscar é uma premiação focada única e exclusivamente a filmes que passam nas salas de cinema pelo mundo.

LEIA TAMBÉM:
Filmes gays brasileiros para ter orgulho
das nossas produções nacionais