Mulan a lenda por trás do filme sobre uma mulher chinesa que se vestiu de homem para lutar na guerra no lugar do pai e conquistou a confiança do Imperador
Por Willians Glauber
No poema original, Hua Mulan está sentada no tear enquanto os homens da família dela são convocados para defender a Cina na guerra. Ela não quer que o pai doente sirva ao exército e o irmão dela é muito novo. Ela então toma o lugar do pai no exército, com a benção tanto dele, quanto da mãe.
Antes de se jutnar ao exército, Mulan já era uma boa lutadora e treinada nas artes marciais, artes das espadas e arqueria.
Historicamente, uma guerra realmente aconteceu entre o estado nortista de Wei e um estado mongol chamado Rouran.
Outros documentos também mostram que cientistas encontraram evidências físicas que sugeriam que guerreiras mulheres já haviam passado pela rota onde hoje é a Mongólia.
Tudo é bastante incerto, com exceção de toda a premissa da história, porque o conto sobre a vida de Mulan foi passado oralmente de geração para geração. Além disso, os aspectos sobrenaturais da trama seriam evidência de que a vida da heroína não passa de ficção.
A primeira transcrição conhecida da história de Mulan data do século 6 antes de Cristo.
A aparição seguinte de Mulan data da Disnastia Ming. E, em 1593 o dramaturgo chinês Xu Wei dramatizou a lenda como A Mulher Mulan ou A Heroína Mulan Vai à Guerra no Lugar do Pai.
Já na versão do Romance Sui Tang, lançado em 1695, Mulan tem irmãs e um filho.
Nessa mesma história, o rei também tem uma filha, que vai para guerra como homem, chamado Xianniang.
Ela fica deslumbrada ao descobrir que Mulan também é uma mulher e as duas se tornam irmãs de afeto.
Nessa versão, o rei é deposto pelos invasores e as irmãs se rendem, oferecendo-se à pena de morte no lugar de seus paus.
Mas elas não morrem e a mãe do imperador dá a Mulan dinheiro para os pais dela. Enquanto Mulan está fora, o pai dela acaba morrendo e a mãe se casa de novo.
Mulan então recebe as ordens de se tornar uma concubina e acaba se matando.
Seja como for, a fábula sobre a jovem guerreira Hua Mulan permaneceu viva no imaginário dos chineses desde então.
E ao conhecer o que se sabe dobre a lenda da heroína, o filme Mulan fica ainda melhor, já que faz jus às origens e homenageia a fábula tão intrínseca à cultura chinesa.
LEIA TAMBÉM:
Mulan (2020): por que o filme é o melhor live-action da Disney até hoje
Com informações de Esquire, Ancient Originds, Syfy e The Diplomat.
Toda semana tem textos e vídeos novos.
Mande um e-mail pra gente:
contato@podpop.com.br
Siga a gente no INSTAGRAM!
Curta nossa página no Facebook