Aquaman 2 estreou com críticas não muito positivas e uma bilheteria fraquinha em relação ao bilionário primeiro filme de Jame sWan
Por Redação PodPOP
Aquaman 2 estreou e foram 2h4min do filme que vai marcar o fim da antiga era da DC nos cinemas depois de 10 anos e 15 filmes. As críticas sobre o novo filme do grande herói de Atlântida não foram muito… digamos… amáveis com o longa.
Lembrando que além de Jason Momoa, vemos de novo no elenco Nicole Kidman, Patrick Wilson e Yahya Abdul-Mateen II reprisando seus papéis. E só a nível de contexto e lembrança: o primeiro filme arrecadou nada menos do que US$ 1,1 bilhão nas bilheterias mundiais. Ao que tudo indica, o segundo filme protagonizado por Momoa não vai chegar nem na metade disso.
Vamos às críticas dos principais veículos que cobrem o mundo do entretenimento no mundo?
Notas Rotten Tomatoes
35% no tomatômetro
A média entre 187 críticas
81% na opinião do público
Foram mais de 1.000 notas verificadas
The Hollywood Reporter
Em síntese, a revista considerou o filme de James Wan previsível. Mas vejamos os principais pontos da crítica de Lovia Gyarkye, jornalista do THR:
– De uma form frustrante, o filme se compromete piamente com a fórmula dos longas de heróis;
– A história expõe coisas demais e peca na ausência de momentos inspiradores;
– Há várias deixas para que piadinhas sejam feitas;
– Ela conta que o roteirista David Leslie Johnson-McGoldrick quis contar uma história sobre homens de família e a geopolítica, mas que outros conseguiram atingir esse objetivo com muito mais primor;
– O diretor se mantém na mesma estética à la videogame do primeiro filme;
– O filme nunca surpreende, ele nunca assume riscos verdadeiramente profundos. O espectador mais atento e cinéfilo sempre sabe qual será a próxima jogada do roteiro.
Crítica da THR na íntegra aqui.
Variety
Para resumir, o crítico Owen Gleiberman achou o segundo filme de Jason Momoa como Arthur Curry arranca menos suspiros que o primeiro e é mais focado nas lutas e nos confrontos. Alguns pontos que valem menção:
– Apesar do cenário de grande escala, há algo meio taciturno no novo filme de Wan;
– A grande arma secreta do filme é o fato de ele ser uma alegoria para crítica aos combustíveis fósseis e as mudanças climáticas.
Crítica da Variety na íntegra aqui.
Empire
Só pra você ter ideia, de cinco estrelas a revista deu meras duas ao filme. Na opinião do crítico James Dyer o filme simplesmente esquece toda a mitologia por trás do herói que dá título ao longo e prefere focar exclusivamente no protagonista. Eis alguns pontos de destaque da crítica de Dyer:
– O filme acabou abraçando o seu lado mais bobo e trouxe à tona quase que uma história de um casal improvável, mostrando as implicâncias entre Orm e Arthur, cujas cenas são as mais legais do filme;
– Ele resume o longa como um misto de fábula ecológica e uma saga de vingança;
– Comparado ao deleite visual do primeiro, Aquaman O Reino Perdido perde muito do próprio charme;
– O CGI dá mais dor de cabeça do que gera momentos de “UAU!”.