Como os mutantes e os X-Men poderiam ser introduzidos no MCU

O vislumbre da existência dos mutantes já está entre nós no MCU, mas provavelmente ainda vai levar um tempinho até que a gente consiga ter uma equipe dos X-Men na ativa

Por Willians Glauber

Mutante e orgulhoso! A tarefa para a qual me coloquei aqui é um tanto árdua: tentar entender de que forma os mutantes poderiam ser introduzidos no Universo Cinematográfico da Marvel. Prometo dar o meu melhor, como bom e velho fã dos jovens dotados, de dentro e de fora do Instituto Xavier.

Aproveitando a deixa do Professor X, acredito que não teremos uma introdução dos X-Men assim de supetão. Talvez, inclusive, seja ainda melhor dessa forma, para que possamos saborear essa presença tão importante que os mutantes têm na Marvel.

E ao mesmo tempo iniciar com o básico, primeiro o conceito, a explicação do porquê não tínhamos mutantes até então no MCU e as vária pontas soltas que ainda existem quando se trata do gêne X no Universo Cinematográfico da Marvel.

X-men no MCU mutantes no MCU

O que seria mais fácil de acontecer?
A via mais provável de apresentação seria a já experimentada com a personagem Kamala Khan, cuja mutação foi sutilmente citada no final daquele último episódio da série Ms. Marvel.

Um formato que por sinal seria perfeito para apresentar alguns dos personagens mais emblemáticos dos X-Men.

Conhecer grandes nomes como Tempestade, Jean Grey, Wolverine e Ciclope primeiro em uma série ou algumas séries (participando de filmes talvez?),  com tempo de tela suficiente para elaborar um contexto denso e complexo para cada um, isso ajudaria a levar para as telonas personagens já bem estabelecidos.

X-men no MCU mutantes no MCU

Não cometam esses erros, por favor!
A ideia de reapresentar os personagens da mesma maneira como já se fez ou mesmo de manter aquele foco todo em Wolverine não vai vingar se Kevin Feige insistir nessa fórmula. Já deu, né? Como já tivemos duas formações dos X-Men nos cinemas, será preciso uma abordagem muito mais criativa e que saia da caixinha do que já tivemos nos longas sobre os mutantes até aqui.

Outro erro que não pode ser cometido é não dar destaque o bastante para mutantes que sempre se provaram cheios de potencial, mas que foram deixados de lado nas salas de roteiro.

Tempestade, Kitty Pryde, Magma, Noturno, são só alguns exemplos de personagens que têm histórias de vida tão ricas que dariam até mesmo filmes solo para cada um, logo, não deveriam ficar à margem, como meros coadjuvantes para ajudar a levar para frente a história de Wolverine, como se fez.

Além disso, essa apresentação dos mutantes dentro do MCU precisa ser feita gradativamente, para que passemos a nos apaixonar pelos personagens aos poucos, a cada aparição. Inseri-los em filmes também pode ser uma boa abordagem, como fizeram há pouco com a America Chavez em Doutor Estranho no Multiverso da Loucura.

Uma apresentação, direta, mas que não deixa de envolver a personagem em um contexto interessante e complexo. E ao mesmo tempo sem enfiá-los em missões épicas para salvar o mundo, queremos eles fugindo do cadastro de mutantes, resolvendo problemas locais e pessoais, treinando na sala de perigo…

Como Feige é um geek Marvete convicto, com toda certeza haverá uma profunda inspiração nas HQs clássicas dos X-Men e justamente por isso seria maravilhoso ter acesso à versão jovem dos mutantes mais conhecidos. Essa proposta deu super certo nos desenhos animados X-Men Evolution e Wolverine e os X-Men, que podem muito bem servir de inspiração, por que não?

X-MEN no MCU: como a equipe de Xavier pode ser
montada pelo Marvel Studios

X-men no MCU mutantes no MCU

Mas e aquela zona que vai ser Deadpool 3?
Então… pelo que tá parecendo do que já vazou de rumor, ao que parece o terceiro filme do Deadpool tem tudo pra encerrar todo o ciclo dos mutantes quando ainda estavam na Fox.

Ele pode muito bem deixar tudo amarrado sobre a existência desses personagens em universos paralelos, ficar na linha temporal e no universo do MCU atual e talvez trazer com ele o conceito?

Tudo está indicando para isso. E depois de termos tidos Patrick Stewart usando o manto do Xavier em Doutor Estranho 2, essa é uma tese que pode se provar crível, já que realmente tivemos acesso a um universo paralelo em que o Xavier existiu.

Talvez o grande desafio vá ser explicar como os mutantes nunca foram sequer citados no Universo Cinematográfico da Marvel, mas com certeza os roteiristas junto com Feige encontrarão a maneira perfeita de explicar esse vácuo.

X-men no MCU mutantes no MCU

Simples, direto e nos dias atuais: problemas contemporâneos e mudanças necessárias
Depois de acreditarmos nas razões pelas quais não sabíamos nem sobre o conceito de mutação no MCU, vai ser a hora de os conceitos de determinados personagens icônicos serem atualizados.

Um grande exemplo disso é o contexto do Magneto. Em vez de ser um judeu, ele poderia muito bem ser um homem negro cuja vida foi impactada negativamente por conta do racismo e que luta contra isso também. Seria uma baita atualização para as discussões atuais.

X-men no MCU mutantes no MCU

Outro marco importante é talvez termos uma atriz ou um ator transgênero, as possibilidades de narrativas com densidade são infinitas quando se tem um elenco tão diverso.

Até porque toda a ideia por volta da criação dos X-Men foi justamente abordar os preconceitos sociais. Oportunidade melhor do que essa o Marvel Studios não terá.

Seja como for, a minha torcida está para que façam jus ao legado dos X-Men, tanto no cinema quanto nos quadrinhos.

Eles mereciam até mesmo uma saga todinha pra chamar de sua, algo que até está entre os rumores: a próxima saga do MCU depois de Dinastia Kang seria a dos mutantes. Já estou com a roupa de ir!

VISITE NOSSA CATEGORIA ESPECIAL SOBRE X-MEN
X-Men Evolution HBOMAx X-Men Evolution Max