Downton Abbey é o tipo de série que marcou fãs do gênero e, mesmo acompanhando uma família aristocrática, aborda temas que se mantêm pertinentes na sociedade hoje
Por Maricota
Há 10 anos estreava Downton Abbey, nascendo ali um grande fenômeno televisivo proveniente da Terra da Rainha, conhecida também como Reino Unido.
Desde então, ainda mais considerando minha predileção por dramas/romances de época, acompanhei a série criada por Julian Fellowes (Gosford Park, The English Game).
Sabemos quão problemática foi a época da aristocracia, dos casarões e consequentemente, como as abadias detinham o poder financeiro da região.
Ainda assim, Downton Abbey consegue subverter um pouco do distanciamento de classes, aproximando o telespectador à dinâmica estabelecida entre os Crawley e seus criados.
Downtown Abbey é a história de uma família que começa a lidar com as mudanças da época e a iminente guerra que assola toda a Europa. Buscando formas de manterem seus padrões, mas também não se alienarem do mundo a sua volta, após o falecimento do herdeiro que se casaria com a filha mais velha, recebem a visita de Matthew Crawley , primo distante que agora detêm a herança.
Hugh Boneville e Elizabeth McGovern dão vida ao Conde Crawley e à Condessa Crawley, porém quem realmente rouba cena é a matriarca viúva, Violet Crawley, vivida pelo tesouro nacional, Dam Maggie Smith.
Suas filhas, a geniosa Mary, a ressentida Edith e a empoderada Sybil, não poderiam ser mais distintas uma da outra, crescendo e aprendendo conforme as cobranças da época.
Considerando o extenso elenco, a trama conseguiu ao longo das seis temporadas, desenvolver a história de cada um, mostrando nitidamente sua construção e evolução.
Dois exemplos marcantes foram Lady Edith em sua jornada de autoconhecimento e Thomas, um dos criados da abadia, cuja ações passadas foram bastante questionáveis.
Dentre romances inesperados para época entre Lady Sybil com o motorista Tom até o tocante e tumultuado casamento entre Ana e Bates, Downton Abbey conquistou seu público, principalmente pelo retrato, mesmo que romantizado, daquela sociedade.
Sucesso da série rendeu um filme, lançado ano passado no cinema. Nele conseguimos vislumbrar mais uma vez qual rumo essas queridas personagens tomaram.
PARA MAIS DICAS COMO ESTA, SIGA A MARICOTA LÁ NO INSTAGRAM!
Quartas, quintas, sextas e domingos ela passa por aqui pra te dar ótimas dicas de série, filme ou livro!
Toda semana tem textos e vídeos novos.
Mande um e-mail pra gente:
contato@podpop.com.br
Siga a gente no INSTAGRAM!
Curta nossa página no Facebook