Eternos chegando nos cinemas e por isso mesmo a gente precisa entender a origem e o contexto desses personagens nos quadrinhos, pra assim nos prepararmos pra esse evento épico
Por Willians Glauber
Olha, Eternos é o filme mais esperado por aqui desde aquele anúncio do elenco lá atrás, parece que faz décadas isso já. Com trailer já disponível pra gente ver e rever, é chegado o momento de entendermos um pouquinho sobre esses novos heróis aos quais seremos apresentados.
É bom ressaltar desde já que o próprio Kevin Feige confirmou que a principal fonte de inspiração para o filme é a edição das HQs dos Eternos criada por Jack Kirby, a original. Por isso mesmo essa contextualização dos novos heróis do MCU vai se basear no que saiu da mente do Kirby.
Pois bem, dito isso, vamos entender então como o ele imaginou esses heróis imortais. A história original dos Eternos foi publicada em 1976.
Na história, um renomado arqueólogo chamado Dr. Damian e a filha dele seguiram um homem chamado Ike Harris para uma tumba inca conhecida como “sepulcro divino” que estava perdido há eras.
Quando chegaram lá, eles acabaram não só ativando uma espécie de sinal que invocava seres superiores, como acabou se revelando ser na verdade Ikaris, um dos Eternos!
Eis aqui a premissa original da primeira edição da HQ:
O homem está sozinho no universo? Todos os mitos e lendas nascem de um passado distante que aponta para uma estranha visita vinda das estrelas! Seres de enorme poder estiveram na Terra e depois partiram.
Mas quem eram eles? O que queriam aqui? Para onde será que foram? Todas essas perguntas incríveis criam o contexto para a nova e excitante saga do dia que ainda está por vir… o dia das respostas… O DIA DOS DEUSES.
MAS AFINAL, QUEM SÃO OS ETERNOS?
Os Eternos são uma raça de seres presos em um conflito milenar contra os Deviantes, criaturas menos desenvolvidos, e também contra quem os originou, os Celestiais.
Esses seres-quase-deuses tem corpos que contêm energia cósmica e todos mantêm um controle mental constante sobre cada uma das milhões de moléculas de seus organismo.
A maior virtude deles é que são imortais e podem ser restaurados de volta à vida mesmo que as moléculas dos corpos deles sejam destroçadas.
Todos os eternos são dotados de força sobrehumana, telepatia, voo, teleportação, conjuração de ilusão, transmutação de matérias orgânicas e inorgânicas, além da geração de diferentes e várias formas de energia a partir de seus corpos. O que inclui: força, calor, luz e outros tipos de radiação eletromagnética.
Mas, alguns Eternos se devotaram a se especializar em facetas específicas dos seus poderes e são capazes de intensificar a proficiência em uma única habilidade ao diminuir o poder deles nas demais.
E DE ONDE ELES VIERAM, COMO NASCERAM?
Para entender o nascimento dos Eternos, é preciso falar rapidamente sobre os Celestiais. Eles são as primeiras formas de vida na Marvel. No universo marveliano, existe o Primeiro Firmamento, um universo senciente que para acabar com a solidão cria vida, nascem assim os Celestiais. Dada a magnitude de um Celestial, ele pode ser considerado algo como o deus verdadeiro da Marvel.
Em suas andanças, os Celestiais se deparam com a Terra. Eles decidem então pegar os ancestrais dos humanos, os homo erectus, para fazerem experimentos, explorando as possibilidades da imensa variação genética dessa espécie.
Mas, como todo experimento é feito de erros e acertos, as versões erradas se tornaram Deviantes, seres deformados, monstruosos, que ao contrário de sua versão oposta não vivem para sempre e foram obrigados a encontrarem um paraíso nas profundezas, enquanto os Eternos passaram a conviver com os humanos.