Pretty Little Liars é uma série que virou hit entre os fãs de produções jovens, mas poucos sabem que ela é adaptada de uma coleção de livros
Por Gabriel Lodi*
Pretty Little Liars é uma série de suspense adolescente, com sete temporadas, lançada em 2010. Entre altos e baixos, a série fez grande sucesso no seu tempo de exibição e ficou marcada na vida de muita gente.
A série, é baseada nos livros de mesmo nome da autora Sara Shepard, e embora tenha muitas semelhanças com a história original, para mim esse é um dos poucos casos em que a adaptação conseguiu superar o livro.
Recentemente todas as temporadas da série chegaram ao HBO MAX, e eu fui correndo rever. Com isso, me lembrei da época em que assistia a série, na minha adolescência, e lembrei também que tentei ler os livros, já que eu amava a história. O problema foi que eu não consegui me apegar, como na série.
Mesmo que tenha muitas mudanças entre as histórias, o que mais dificultou a minha leitura foi que nos livros, a amizade das protagonistas não é desenvolvida como na série.
Cada uma ali tem os seus problemas e um único ponto em comum: a Alison. Já na série, as quatro meninas criam uma forte amizade e isso guia toda a história e faz a gente torcer por elas.
Além disso, nos livros não existe alguns casais que são muito amados na série. Aria e Ezra? Esquece, eles duram pouco tempo na história. Caleb e Hanna? O Caleb nem existe nos livros!! Spencer e Toby? Pois é, também não.
Claro que o livro traz outros casais interessantes, mas nada que se compare aos da série.
Mesmo sendo uma adaptação, a produtora da série soube fazer as mudanças necessárias para criar uma conexão maior entre o programa e o telespectador.
Existe outros casos de adaptações, no qual eu preferi o filme/série do que o livro. Um exemplo é Com amor, Simon, achei o filme muito mais dinâmico e até mais fácil de se identificar com os personagens.
Mas também temos os casos em que a obra televisa é apenas inspirada em um livro. É o caso de Revenge, que se inspira no livro O Conde do Monte Cristo. As histórias não tem nenhuma ligação, mas a essência do livro está ali, presente o tempo todo na série.