Daniel Ribeiro: quem é o premiado diretor brasileiro por trás da série Todxs Nós, da HBO | mini perfil #5

daniel ribeiro cineasta diretor roteirista todxs nós hoje eu quero voltar sozinho

Todxs Nós, a nova série original brasileira (e LGBTQ+) da HBO foi cocriada por ninguém menos que Daniel Ribeiro, o homem por trás do sucesso Hoje Eu Quero Voltar Sozinho

Por Willians Glauber

Senhoras, senhores e senhorxs, eis aqui o responsável pelo maior, mais aclamado e salve salve filme gay brasileiro de todos os tempos, meodeosdocéu: DANIEL RIBEIRO.

Este mini perfil dedicado a ele vai abordar muito mais os trabalhos do diretor, mas o intuito é justamente usar a qualidade da obra para falar do criador. 

Daniel Ribeiro Todxs Nos HBO 2O cineasta nascido em 1982 é formado pela USP e está à frente da Lacuna Filmes, produtora paulistana  criada em 2006 e que vem empilhando diversos prêmios e ótimas críticas graças ao seu portfólio de filmes.

O Daniel começou a criar sua marca registrada lá em 2007, com o excelente curta-metragem Café com Leite.

Na história, dois namorados se veem diante de uma situação que vai mudar a maneira como eles se relacionam e os planos que tinham em mente.

O longa faz um retrato moderno dos conflitos do casal, feito com muita sensibilidade e mostrando a normalidade de uma família cujo formato calhou de ser com dois homens.

Logo de cara vieram dois importantes prêmios com esse primeiro trabalho: o Urso de Cristal no Festival de Berilm e melhor curta-metragem no Grande Prêmio do Cinema Brasileiro.

Em 2010, ele decidiu dar vida ao Eu não quero voltar sozinho, outro curta, cuja história de dois jovens adolescentes se apaixonando (um deles cego) encantou milhares de pessoas na internet.

Dessa vez o trabalho lhe rendeu frutos, inclusive o prêmio de melhor filme e melhor roteiro (tanto pelo público, quanto pela crítica e pelo júri técnico) no Festival de Paulínia, e visibilidade.

Daniel Ribeiro hoje eu quero votlar sozinho

A doce trama dos dois meninos apaixonados ganhou a telona em 2014, com o título de Hoje Eu Quero Voltar Sozinho. Roteiro e direção, assim como no curta, foram assinados por Daniel.

O longa levou nada menos que um UM TOTAL DE 48 PRÊMIOS!

Foram tantos os elogios, de crítica e público, que o filme ganhou as telonas e telinhas de diversos países, entre eles Japão, Grécia e até Polônia.

E em 2020, os fãs do trabalho do diretor e roteirista podem matar a saudade dele por meio da série Todxs Nós. Série cocriada, codirigida, coproduzida e coroteirizada por Daniel. 

Essa é a primeira produção brasileira com temática LGBTQ+ da HBO. E graças ao canal, a produção também vai ganhar alcançar telespectadores no mundo todo.

Bom ressaltar que o seriado é todo custeado e produzido pelo canal a cabo.

Daniel Ribeiro Todxs Nos HBO

Agora mais detalhes sobre as três produções citadas na matéria:

TODXS NÓS
Sinopse: Estreia da série. Rafa, 18 anos, tem uma crise existencial e foge de Botucatu rumo a São Paulo sem avisar ninguém. Uma vez lá, pede abrigo a seu primo Vini, 25 anos, gay assumido, que divide apartamento com Maia, também de 25 anos.

HOJE EU QUERO VOLTAR SOZINHO
Sinopse: Leonardo é um adolescente cego que, como qualquer adolescente, está em busca de seu lugar. Desejando ser mais independente, precisa lidar com suas limitações e a superproteção de sua mãe. Para decepção de sua inseparável melhor amiga, Giovana, ele planeja libertar-se de seu cotidiano fazendo uma viagem de intercâmbio. Porém a chegada de Gabriel, um novo aluno na escola, desperta sentimentos até então desconhecidos em Leonardo, fazendo-o redescobrir sua maneira de ver o mundo.

CAFÉ COM LEITE
Sinopse: Danilo estava prestes a sair de casa para ir morar com seu namorado, Marcos, quando seus pais morrem num acidente. Seus planos para o futuro mudam quando ele se torna responsável pelo irmão caçula, Lucas. Novos laços são criados entre estes três jovens garotos. Enquanto os irmãos Danilo e Lucas precisam descobrir tudo que não sabiam um sobre o outro, Marcos tenta encontrar seu lugar naquela nova relação familiar. Entre videogames e copos de leite, dor e decepção, eles precisam aprender a viver juntos.

Assista ao curta completo:

Toda semana tem textos, podcast e vídeo novos.

Mande um e-mail pra gente:
contato@podpop.com.br

Siga a gente no INSTAGRAM!
Curta nossa página no Facebook

podcast sobre série podcast sobre série podcasts sobre filmes podcast sobre filmes podcast sobre música podcasts sobre música podcasts no spotify podpop podcast cultura poppodcasts no Deezer podcast Deezer ouvir podcasts no Deezer

CONFIRA NOSSA CATEGORIA COM OUTROS MINI PERFIS COMO ESTE:
mini perfil podpop

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.