Desenhos animados que deixaram saudade: os heróis da telinha | Curadoria PodPOP #8

Os desenhos animados fizeram e ainda fazem parte da infância de muita gente. O que hoje a gente entende serem séries animadas, habitam o imaginário de muito marmanjo que adorava as manhãs cheias de aventuras na telinha

Por Willians Glauber

Ai, ai, saudades de quando minha única preocupação era sentar na frente da televisão e escolher se veria os desenhos do Bom dia & Cia ou da TV Globinho.

A Caverna do Dragão (1983)
A Caverna do Dragão
Foram só 27 episódios em 3 temporadas, mas bastou isso para que a série animada entrasse no hall de clássicos dos desenhos de heróis!

Ela é baseada em um jogo de RPG chamado Dangeons & Dragons, que inclusive é o nome original do desenho.

Na história, seis jovens acabam sendo tragados em uma montanha-russa de um parque de diversões para um universo paralelo, onde dragões, demônios, duendes, feiticeiros e criaturas mágicas coexistem. A partir daí, eles fazem de tudo para tentar voltar ao lugar de onde vieram.

A abertura de A Caverna do Dragão:


Thundercats (1985)

Thundercats

Foram quatro temporadas de muitas aventuras e histórias com esses gatos-humanos. Originalmente, o desenho animado foi transmitido de 1985 a 1989, chegando a um total de 130 episódios!

Na trama, depois de terem seu planeta natal destruído, um grupo de gatos-humanos chegam em um novo lugar que passarão a chamar de lar.

Em 2011, houve um reboot, mas que durou uma única temporada. Atualmente, o canal Nickelodeon está com outro reboot no ar, com um traço de dar medo de tão bizarro.

Portanto, fiquemos com o clássico mesmo e esqueçamos as tentativas frustradas de trazer os felinos de volta à ativa. Nada vai superar o original.

Confira a abertura de Thundercats:


X-MEN (1992)

X-Men 1990

Foram 75 episódios, 5 temporadas e muitos “Oh, Scott” ditos pela Jean Grey entre 1992 e 1997. Nessa série animada temos o primeiríssimo vislumbre da equipe de mutantes do Professor Xavier ganhando vida fora dos quadrinhos.

Na história, uma equipe de mutantes super heróis lutam por justiça e aceitação dos humanos. O desenho aborda diversos temas por meio dessa simbologia de luta por igualdade: como preconceito, racismo e até a homofobia.

O time original é formado por Ciclope, Wolverine, Jean Grey, Vampira, Jubileu Fera e Morph, todos liderados pelo Professor Charles Xavier.

O seriado percorreu diversos plots das HQs, do passado de Tempestado na África, passando pela vinda do Apocalipse e a era da Fênix Negra.

Assista à abertura de X-Men:


X-MEN Evolution (2000)

X-Men Evolution SBT

Esse aqui é aquele reboot que consegue melhorar o original e trazer novo fôlego aos personagens.

E por falar em personagem, mutantes originais foram criados especialmente para a série, caso de Spike, sobrinho de Tempestade e a X-23, ambos não existiam nos quadrinhos.

Só é uma pena que foram apenas 4 temporadas e 52 episódios, porque a cada episódio só dava vontade de mais e mais aventuras daquela turma.

Ao longo das temporadas, somos apresentamos à equipe que nos quadrinhos ganham o nome de Novos Mutantes, eles são membros mais jovens dos X-Men e se juntam à equipe do Xavier.

Diferente do clássico em que Jean Grey era o braço direito do professor, nessa série animada esse papel fica a cargo de Tempestade.

Assista Às duas aberturas de X-Men Evolution: #1

#2


Super Choque (2000)
Super Choque

Pra quem gosta desse tema de personagens marginalizados que se veem com poderes supernaturais, esse desenho animado aqui é um prato cheio.

Foi o primeiro, inclusive, que assisti e tinha um protagonista negro. Na história, um vazamento químico dá super poderes a jovens de uma cidade. Entre eles está Virgil, um adolescente que ganha poderes de eletricidade e passa a combater o crime ao lado de seu melhor amigo nerd e inventor.

Foram 4 temporadas e um total de 52 episódios.

Confira a abertura:

Liga da Justiça (2001)
Liga da Justiça desenho

E nas mesmas manhãs em que tínhamos Super Choque no Bom dia & Cia, assistíamos também a Liga da Justiça!

Os heróis clássicos da DC Comics ganharam uma nova roupagem e passaram a protagonizar tantas aventuras, que foi necessária a criação de uma série nova dentro da própria série, que passou a ser intitulada Liga da Justiça Sem Limites, já que a equipe se tornou interplanetária e ganhou dezenas de novos membros. 

Veja a abertura de Liga da Justiça:

Depois, a gente foi presenteado com Liga da Justiça Sem Limites (2004), uma espécie de nova era:

VEJA TAMBÉM:
Desenhos animados que deixaram saudade: clássicos da TV Cultura

ASSISTA AO NOSSO PROGRAMA ESPECIAL SOBRE DESENHOS ANIMADOS:

Toda semana tem textos, podcast e vídeo novos.
Mande um e-mail pra gente:
contato@podpop.com.br

Siga a gente no INSTAGRAM!
Curta nossa página no Facebook

podcast sobre série podcast sobre série podcasts sobre filmes podcast sobre filmes podcast sobre música podcasts sobre música podcasts no spotify podpop podcast cultura poppodcasts no Deezer podcast Deezer ouvir podcasts no Deezer

CONFIRA NOSSA CATEGORIA DE DESENHOS ANIMADOS:
desenhos animados desenho animado TV Globinho Bom dia & Cia

CONFIRA NOSSA CURADORIA COM PRODUÇÕES QUE VOCÊ NÃO PODE DEIXAR DE VER:
curadoria filmes e séries listas filmes e séries

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.