Russel T. Davies: o roteirista que criou séries amadas por fãs no mundo todo | mini perfil #6

Russell T. DAvies série Doctor Who

Russel T. Davies é ninguém menos que o homem responsável por remodelar toda a mitologia de Doctor Who, além de ter criado outras séries bem ótimas

Por Willians Glauber

Doctor Who, o spin-off Torchwood, Queer as Folk (a original britânica, que deu origem ao sucessão estadunidense),  e a mais recente Years and Years são todas produções assinadas pelo genial Russel T. Davies.

O roteirista e produtor fez um curso de direção dentro da BBC em 1980 e desde então se estabeleceu como um dos grandes nomes da televisão não só britânica, como mundial.

roteirista Russell T Davies Years and Years Queer as Folk Doctor Who TorchwoodQuem assiste às produções de Davies, repletas de temas relacionados a sexualidade, entre outros assuntos, claro, nem imagina que ele começou a carreira como produtor no departamento de programação infantil da BBC.

Em 1990, nascia a primeira atração roteirizada por ele, um matinal de sábado com esquetes infantis chamado Breakfast Serials.

O primeiro drama assinado por ele veio em 1991 para a BBC One.

Ali, ele já fincava sua bandeira de aventura e ficção científica no território da ficção televisiva.

Ele passou por outros canais e foi na emissora Red que ele criou uma de suas obras mais polêmicas e interessantes: a série gay Queer as Folk, que acompanhava a vida de um grupo de amigos homossexuais, lidando com os problemas que homens gays na década de 1990/2000.

Sempre bom ressaltar que os temas adotados na série acabaram se mostrando à frente do tempo e pertinentes ainda hoje.

Apesar de ter durado apenas duas temporadas no Reino Unido, o burburinho foi tamanho, que o canal a cabo Showtime ficou muito interessado no projeto e decidiu adaptá-lo para a emissora.

Em 2000, estreava a versão estadunidense de Queer as Folk, que se transformou sucesso instantâneo no cenário gay da época, durou cinco temporadas e é até hoje uma das produções de temática gay mais emblemáticas e influentes da TV mundial.

Russell_T_Davies_ Doctor Who

O grande feito da carreira dele veio em 2005, quando se tornou o produtor executivo e roteirista chefe do revival da clássica série Doctor Who.

Sob a responsabilidade dele estaria agora um grande orçamento e a missão de dar fôlego suficiente para que o seriado durasse muitos anos no ar.

Pareceu funcionar, visto que em 2020 a série ainda consegue manter a legião de fãs fiel às aventuras do Doutor.

Em 2019, outro trabalho cujo roteiro original foi assinado por Davies ganhou os holofotes: a ótima e ácida minissérie Years and Years, coproduzida pela BBC e a HBO.

Na história, acompanhamos as mudanças catastróficas no mundo em um intervalo de um pouco mais de 10 anos, um período suficiente para que a política e algumas ações humanas praticamente destruísse nosso planeta.

LEIA MAIS SOBRE YEARS AND YEARS AQUI.

Atualmente, Davies trabalha em uma série chamada Boys, que vai acompanhar um grupo de quatro homens gays em pleno auge dos casos de AIDS em 1980.

Russell T. DAvies séries BBC

Toda semana tem textos, podcast e vídeo novos.

Mande um e-mail pra gente:
contato@podpop.com.br

Siga a gente no INSTAGRAM!
Curta nossa página no Facebook

podcast sobre série podcast sobre série podcasts sobre filmes podcast sobre filmes podcast sobre música podcasts sobre música podcasts no spotify podpop podcast cultura poppodcasts no Deezer podcast Deezer ouvir podcasts no Deezer

CONFIRA NOSSA CATEGORIA COM OUTROS MINI PERFIS COMO ESTE:
mini perfil podpop

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.