Séries musicais: 6 produções para quem gosta do gênero | Curadoria PodPOP #14

séries musicais dicas de séries musicais série musical

As séries musicais sempre fizeram a alegria de quem ama o gênero e sempre fica querendo mais e mais histórias embaladas nas características do bom e velho musical. Por isso mesmo, separamos seis delas que você não pode perder

Por Willians Glauber

Ah os musicais… Como eu amo. Quando bem-feitos, bem-escritos e com personagens complexos/interessantes, eles são um deleite.

Acompanhar uma história musicalizada por algumas horas em um filme já é incrível, agora imagine ter diversos episódios disponíveis, com uma trama desenhada ao longo de temporadas e no recheio números musicais?!

Com a graça da Deusa dos Musicais, hoje existem algumas muitas produções que levam super a sério o gênero e investem não só em histórias emocionantes, personagens interessantes, como também em performances de deixar o queixo caidinho.

Justamente por isso, eu separei algumas das de que mais gosto e coloquei tanto a sinopse quando o trailer de cada uma caso você se queira ver alguma pela primeira vez ou relembrar outras que até já tenha assistido.

Tentei colocar opções para todos os gostos, ok? Desde aquelas teens, aos dramalhões e outras com uma pegada mais independente.

SMASH
Série Musical Smash série Smash

Ai, olha, essa série aqui tinha um potencial do caramba! A ideia inicial era a de que a cada duas temporadas nós acompanharíamos os bastidores de um musical da Broadway original diferente. A consequência disso? Diversos números e músicas elaborados exclusivamente para o seriado.

Na época da estreia, lá em 2012, foi o maior burburinho, porque tinha Steven Spielberg como produtor, Katharine McPhee no elenco, endosso nos bastidores de um monte de grandes nomes da Broadway e tudo mais.

A princípio, ela seria uma produção do canal a cabo Showtime, mas a NBC acabou comprando. O que, óbvio, não ajudou em anda a série, porque os executivos do canal começaram a pedir por aquelas tramas mais clichêzonas de fulano trai ciclano, e beltrana engravida do fulano.

A interferência foi tanta, que a própria showrunner da série caiu fora da produção assim que a primeira temporada terminou.

Série musical Smash

Bom, voltando. Em Smash, nós começamos a série com o início da produção de um musical sobre a icônica Marilyn Monroe e logo no piloto acompanhamos a busca pela atriz perfeita.

O papel principal fica entre uma veterana dos palcos da Broadway e uma interiorana sem qualquer experiência, mas cheia de talento.

A partir aí a trama vai se desenrolando e a cada episódio acompanhamos o desenrolar do desenvolvimento desse musical inédito.

O mais interessante, é que o musical realmente foi escrito, mesmo! Tanto que houveram algumas apresentações dele na Broadway com parte do elenco original da série.

Até hoje, críticos e fãs do gênero falam sobre Smash com muito carinho, mas lamentando a vida curta de apenas duas temporadas e 32 episódios.

Com toda certeza, se o canal a cabo Showtime tivesse ficado com Smash, e seguido os planos da showrunner, a série teria tido uma vida longa na telinha e rendido ótimos enredos para os fãs.

Veja agora o trailer estendido:

ZOEY’S EXTRAORDINARY PLAYLIST
Zoey's Extraordinary Playlist série musical série de dramédia séries musicais

Ah, essa aqui se tornou uma queridinha do meu coração! E por falar em coração, ela vai deixar o seu super quentinho, porque tem cenas super emocionantes e às vezes em um mesmo episódio você ri e chora.

Na história, conhecemos a Zoey, uma programadora super dedicada, bastante introspectiva e que trabalha em uma empresa rodeada por homens, a úncia mulher no escritório é a chefe.

Nossa protagonista é do tipo nerd da cabeça aos pés e sequer ouve músicas! Acredite se quiser, o repertório musical dela é equivalente aos jingles de Natal e coisa ou outra que acaba ouvindo sem querer por onde passa.

E ironicamente, ela acaba sofrendo um acidente: se vê presa dentro de uma máquina de ressonância magnética durante um pequeno abalo sísmico.

Ao sair do aparelho, ela passa a ouvir os pensamentos e desejos mais profundos das pessoas por meio de números musicais. Maravilhoso, né?

A partir disso, ela vai se meter em um monte de enrascada, equilibrar a vida dela já bem conturbada com uma jornada de ajuda ao próximo, seja ele alguém da família ou um completo desconhecido.

Confira o trailer:

LEIA TAMBÉM:
Zoey’s Extraordinary Playlist é a série musical de dramédia que vai deixar seu coração quentinho

LITTLE VOICE
Little Voice Apple Tv+ série Little Voice série musical

Little Voice é um drama musical daqueles que te dão esperança de dias melhores e uma injeção de ânimo no que diz respeito a seguir seus sonhos

Um musical com uma pegada mais indie, essa série original Apple TV+ tem o endosso da talentosíssima cantora Sara Bareilles, que não só é cocriadora da série, como também está por trás das composições originais que ouvimos nos episódios do seriado.

Na trama a gente conhece a tímida Bess, uma aspirante e cantora que compõe as próprias músicas, mas nunca deixa ningué ouvi-las, porque acredita serem criações apenas para si, para externalizar o que a sufoca por dentro.

Porém, como sempre há momentos no caminho que nos fazem mudar de ideia, ela vai se deparar com alguém que a incentiva a se arriscar e se colocar à prova, a ajudando a quebrar a barreira que a impede de mostrar o trabalho e o talento que ela guarda para si.

Assista ao trailer:

GLEE
Série musical Glee

Não tem como falar de série musical, sem falar de Glee, né?

Apesar de a série ter se cagado inteira a partir daquela quarta temporada (que cá entre nós poderia ter levado o elenco todo pra Nova York e Los Angeles que ia ficar tudo bem), a produção precisa ser aclamada por alavancar o gênero musical na TV.

Glee não só provou para os executivos dos canais de que musical era rentável, como deu autoconfiança para que criadores no decorrer dos anos que se seguiram se mantivessem crentes o bastante nas criações musicais que tinham em mãos a ponto de as apresentarem aos canais.

A série musical, que já virou um clássico, conta a história de um grupo de estudantes desajustados de uma escola estadunidense que resolvem se juntar no grupo de coral.

Convivendo entre si, eles acabam aprendendo lições valiosas de vida e de quebra ainda aperfeiçoam as artes musicais, o talento para a dança e o canto que carregam dentro de si.

Eu não encontrei o trailer, mas aqui está a primeira parte do piloto dublada:

VEJA TAMBÉM:
Glee e 14 das melhores performances de todos os tempos da série musical

Glee: os 10 melhores mashups e suas performances que a série musical já criou

 

CRAZY EX-GIRLFRIEND
série musical Crazy Ex-Girlfriend

Essa aqui é h-i-l-á-r-i-a. Uma comédia musical para adultos, Crazy Ex-Girlfriend vai contar a história de Rebecca Bunch, uma mulher obcecada pelo ex-namorado que muda a vida completamente para segui-lo rumo a uma nvoa cidade.

Lá ela arruma um novo emprego, começa a fazer novos amigos e passa a stalkear o coitado dia e noite.

Ao longo dos episódios, a protagonista vai entendendo que as mudanças que adotou na vida dela não precisam ser por conta do ex-namorado, mas podem servir para transformar a vida dela para melhor.

Em cada episódio temos mais de um número musical com performances bastante originais e todas as músicas são escritas exclusivamente para a série.

Tem muita sátira, humor físico e críticas até mesmo à própria maneira como a personagem principal lida com o fato de ter mudado a vida completamente por causa de um homem.

No enredo, os números musicais são inseridos de maneira surrealista, adotando a premissa do gênero ao pé da letra: sempre que a protagonista ou dos demais personagens precisam expressar algo que não cabem em simples palavras, eles cantam e dançam.

Confira o trailer:

E veja um  dos tantos números musicais, dublado:


GALAVANT

série musical Galavant

Olha, essa daqui, na época, eu achei tão original, tão audaciosa e de vanguarda, que eu super achei que iria pra frente com pelo menos umas quatro temporadas.

Mas ela acabou durando só duas e um dos grandes motivos foi justamente a exigência do canal aberto por uma audiência massiva.

Ela estreou na ABC, uma das maiores emissoras abertas dos EUA. Se ela tivesse em qualquer canal a cabo, certamente teria uma sobrevida maior, porque a produção conversava com uma audiência muito nichada, logo audiência na TV aberta nunCa seria tão grande quanto o canal precisava para segurar os anunciantes.

Curiosamente, ela inclusive estreou no mesmo ano que Crazy Ex-Girlfriend, em 2015 e ambas eram de emissoras abertas

Galavant é um musical medieval de comédia e narra a história de um cavaleiro que está em busca de um amor e cuja missão é ajudar um rei imaturo a entender as responsabilidades que o trono pede.

 Veja o trailer da série:


TRILHA SONORA

série Trilha Sonora Netflix

Alô! Amantes de Se ela Dança eu Danço? Na escuta?!

Pois, é, temos uma série musical com bastante dança e números românticos com a participação da atriz Jenna Dewan no elenco principal. Ela ficou conhecida por protagonizar o primeiro Se Ela Dança eu Danço ao lado de Channing Tatum.

No drama musical original Netflix vemos a vida de diferentes pessoas se conectarem por meio da música.

A trama se passa em Los Angeles e se constrói a partir da conexão entre um casal que se conhece coincidentemente e acaba se apaixonando. Com isso, as pessoas ao redor dos dois começam a se conectar por meio da música.

O diferencial da série, é que ela traz junto com o enredo dublagem de músicas conhecidas do público, aliadas a números de dança potentes que muitas vezes tiram o fôlego do espectador. Seja pelas acrobacias, seja pela emoção que ele simboliza.

A série é uma grande ode à busca eterna pelos sonhos e o quanto de esforço é necessário para seguir o que realmente se tem vontade de fazer na vida.

Trilha Sonora tem produção executiva de Joshua Safran, que já foi produtor de Quantico, Smash, Gossip Girl e está à frente do reboot dessa última.

Veja o trailer do drama musical:


HIGH SCHOOL MUSICAL: O MUSICAL: A SÉRIE

Hish School Musical a série Disney+

E para fechar essa lista musical, vamos de High School Musical?

O filme que arrastou fãs pelo mundo todo acabou sendo adaptado como série original Disney+.

A produção musical estreou em novembro de 2019 no site de streaming e já garantiu uma segunda temporada.

Na história, que acaba sendo um Glee com toques atuais da queridinha trilogia de filmes High School Musical, do Disney Channel, cujo primeiro foi lançado em 2006. Os longas foram os responsáveis por fazer deslanchar as carreiras de atores como Vanessa Hudgens, Ashley Tisdale e Zac Efron

E eis que em 2019 a Disney decidiu ressuscitar a premissa de um ensino médio musical em formato de série. Aco que tudo indica, deu muito certo, porque logo nas primeiras semanas no ar, a produção já ganhou uma segunda temporada.

Na trama, é um tanto metalinguística, porque os personagens estão na mesma escola onde a franquia de filmes High School Musical foio filmada e alguns deles se veem produzindo um musical com base nos filmes.

Veja o trailer da série legendado:

E a versão dublada:

Toda semana tem textos e vídeo novos.
Mande um e-mail pra gente:
contato@podpop.com.br

Siga a gente no INSTAGRAM!
Curta nossa página no Facebook

podcast sobre série podcast sobre série podcasts sobre filmes podcast sobre filmes podcast sobre música podcasts sobre música podcasts no spotify podpop podcast cultura pop

podcasts no Deezer podcast Deezer ouvir podcasts no Deezer

VEJA NOSSA CATEGORIA ESPECIAL MUSICAIS
filmes musicais séries musicais

CONFIRA NOSSA CATEGORIA SOBRE SÉRIES DE TV!
curadoria filmes e séries listas filmes e séries