Os desenhos animados fizeram e ainda fazem parte da infância de muita gente. O que hoje a gente entende serem séries animadas, habitam o imaginário de muito marmanjo que adorava as manhãs cheias de aventuras na telinha
Por Willians Glauber
Ai, ai, saudades de quando minha única preocupação era sentar na frente da televisão e escolher se veria os desenhos do Bom dia & Cia ou da TV Globinho.
A Caverna do Dragão (1983)
Foram só 27 episódios em 3 temporadas, mas bastou isso para que a série animada entrasse no hall de clássicos dos desenhos de heróis!
Ela é baseada em um jogo de RPG chamado Dangeons & Dragons, que inclusive é o nome original do desenho.
Na história, seis jovens acabam sendo tragados em uma montanha-russa de um parque de diversões para um universo paralelo, onde dragões, demônios, duendes, feiticeiros e criaturas mágicas coexistem. A partir daí, eles fazem de tudo para tentar voltar ao lugar de onde vieram.
A abertura de A Caverna do Dragão:
Thundercats (1985)
Foram quatro temporadas de muitas aventuras e histórias com esses gatos-humanos. Originalmente, o desenho animado foi transmitido de 1985 a 1989, chegando a um total de 130 episódios!
Na trama, depois de terem seu planeta natal destruído, um grupo de gatos-humanos chegam em um novo lugar que passarão a chamar de lar.
Em 2011, houve um reboot, mas que durou uma única temporada. Atualmente, o canal Nickelodeon está com outro reboot no ar, com um traço de dar medo de tão bizarro.
Portanto, fiquemos com o clássico mesmo e esqueçamos as tentativas frustradas de trazer os felinos de volta à ativa. Nada vai superar o original.
Confira a abertura de Thundercats:
X-MEN (1992)
Foram 75 episódios, 5 temporadas e muitos “Oh, Scott” ditos pela Jean Grey entre 1992 e 1997. Nessa série animada temos o primeiríssimo vislumbre da equipe de mutantes do Professor Xavier ganhando vida fora dos quadrinhos.
Na história, uma equipe de mutantes super heróis lutam por justiça e aceitação dos humanos. O desenho aborda diversos temas por meio dessa simbologia de luta por igualdade: como preconceito, racismo e até a homofobia.
O time original é formado por Ciclope, Wolverine, Jean Grey, Vampira, Jubileu Fera e Morph, todos liderados pelo Professor Charles Xavier.
O seriado percorreu diversos plots das HQs, do passado de Tempestado na África, passando pela vinda do Apocalipse e a era da Fênix Negra.
Assista à abertura de X-Men:
X-MEN Evolution (2000)
Esse aqui é aquele reboot que consegue melhorar o original e trazer novo fôlego aos personagens.
E por falar em personagem, mutantes originais foram criados especialmente para a série, caso de Spike, sobrinho de Tempestade e a X-23, ambos não existiam nos quadrinhos.
Só é uma pena que foram apenas 4 temporadas e 52 episódios, porque a cada episódio só dava vontade de mais e mais aventuras daquela turma.
Ao longo das temporadas, somos apresentamos à equipe que nos quadrinhos ganham o nome de Novos Mutantes, eles são membros mais jovens dos X-Men e se juntam à equipe do Xavier.
Diferente do clássico em que Jean Grey era o braço direito do professor, nessa série animada esse papel fica a cargo de Tempestade.
Assista Às duas aberturas de X-Men Evolution: #1
#2
Super Choque (2000)
Pra quem gosta desse tema de personagens marginalizados que se veem com poderes supernaturais, esse desenho animado aqui é um prato cheio.
Foi o primeiro, inclusive, que assisti e tinha um protagonista negro. Na história, um vazamento químico dá super poderes a jovens de uma cidade. Entre eles está Virgil, um adolescente que ganha poderes de eletricidade e passa a combater o crime ao lado de seu melhor amigo nerd e inventor.
Foram 4 temporadas e um total de 52 episódios.
Confira a abertura:
Liga da Justiça (2001)
E nas mesmas manhãs em que tínhamos Super Choque no Bom dia & Cia, assistíamos também a Liga da Justiça!
Os heróis clássicos da DC Comics ganharam uma nova roupagem e passaram a protagonizar tantas aventuras, que foi necessária a criação de uma série nova dentro da própria série, que passou a ser intitulada Liga da Justiça Sem Limites, já que a equipe se tornou interplanetária e ganhou dezenas de novos membros.
Veja a abertura de Liga da Justiça:
Depois, a gente foi presenteado com Liga da Justiça Sem Limites (2004), uma espécie de nova era:
VEJA TAMBÉM:
Desenhos animados que deixaram saudade: clássicos da TV Cultura
ASSISTA AO NOSSO PROGRAMA ESPECIAL SOBRE DESENHOS ANIMADOS:
Toda semana tem textos, podcast e vídeo novos.
Mande um e-mail pra gente:
contato@podpop.com.br
Siga a gente no INSTAGRAM!
Curta nossa página no Facebook