As mudanças no Oscar parece que finalmente estão começando a acontecer. Na nova iniciativa divulgada há pouco temos regras claras para uma indústria cinematográfica cada vez mais diversa e representativa
Por Willians Glauber
E não é que temos mudanças no Oscar?!
E não é que o barulho todo feito nos últimos anos na indústria cinematográfica fez efeito? A Academia anunciou que a partir das inscrições de filmes para disputarem as estatuetas de 2024 o buraco vai ser mais embaixo.
Para que os longas sejam elegíveis à categoria de Melhor Filme na premiação, eles terão que cumprir padrões de inclusão e representatividade.
De acordo com a nota oficial divulgada, os novos padrões foram criados para encorajar uma representatividade equitária à frente e atrás das câmeras.
O intuito de tal iniciativa é fazer com que cada vez mais a vasta diversidade dos espectadores dos cinemas mundo afora se veja representada na telona.
A inspiração veio do BAFTA, o equivalente ao Oscar de Filmes e Séries no Reino Unido.
Os chefões da Academia, acreditam que tais requisitos serão catalisadores para uma mudança essencial e de longo prazo na indústria.
A obrigatoriedade para o cumprimento de tais pré-requisitos será a partir da cerimônia de 2024. Contudo, para as cerimônias do Oscar em 2022 e 2023, os estúdios já poderão entregar um formulário, em caráter confidencial, com os Requisitos de Inclusão da Academia (tradução livre de Academy Inclusion Standars).
Na prática e em suma, os filmes que desejarem disputar a estatueta do Oscar de Melhor Filme a partir de 2024, o longa-metragem terá que preencher dois, dos quatro pré-requisitos exigidos pela Academia.
OS NOVOS PRÉ-REQUISITOS DE INCLUSÃO DO OSCAR
REQUISITO A
Representatividade à frente das câmeras, temas e narrativas
Para cumprir esse requisito, o filme precisa seguir um dos critérios abaixo.
A1. Atores principais ou coadjuvantes significativos
Pelo menos um dos protagonistas ou coadjuvante significativo para a história precisa fazer parte de um grupo étnico ou racial subrepresentado na indústria cinematográfica:
– Asiático
– Hispânico/Latino
– Negro/Afro Americano
– Indígena/Nativo Americano/Nativo do Alaska
– Oriente Médio/Norte Africano
– Nativo Havaiano ou Outro Morador do Pacífico
– Outros que façam parte de etnias e raças subrepresentadas
A2. Elenco em geral
Pelo menos 30% de todos os atores em papéis secundários ou menores precisam fazer parte de pelo menos dois dos grupos subrepresentados abaixo:
– Mulheres
– Parte de um grupo racial ou étnico
– Pessoa LGBTQ+
– Pessoas com deficiências cognitivas ou físicas; Que sejam surdas ou tenham dificuldades auditivas
A3. História principal/tema discutido no filme
A trama principal, ou temática ou a narrativa do filme precisa estar centrada em um dos seguintes grupos subrepresentados:
– Mulheres
– Grupos raciais ou étnicos
– Pessoas LGBTQ+
– Pessoas com deficiências cognitivas ou físicas; Que sejam surdas ou tenham dificuldades auditivas
REQUISITO B
Liderança criativa e time envolvido no projeto
Para cumprir esse requisito, o filme precisa seguir um dos critérios abaixo.
B1. Liderança criativa e chefes de departamentos
Pelo menos duas das funções de liderança e chefia de departamentos, o que inclui Diretor de Elenco, Diretor de Fotografia, Compositor, Figurinista, Diretor, Editor, Responsáveis por Cabelo, por Maquiagem, Produtor, Designer de Produção, Cenógrafo, Som, Supervisor de Efeitos Especiais, Roteirista, precisam fazer parte dos seguintes grupos subrepresentados:
– Mulheres
– Grupos raciais ou étnicos
– Pessoas LGBTQ+
– Pessoas com deficiências cognitivas ou físicas; Que sejam surdas ou tenham dificuldades auditivas
Pelo menos uma dessas posições deve ser preenchida à seguinte lsita de grupos raciais e étnicos subrepresentados:
– Asiático
– Hispânico/Latino
– Negro/Afro Americano
– Indígena/Nativo Americano/Nativo do Alaska
– Oriente Médio/Norte Africano
– Nativo Havaiano ou Outro Morador do Pacífico
– Outros que façam parte de etnias e raças subrepresentadas
B2. Outras funções-chave
Pelo menos seis outros membros da equipe/time e funções técnicas (com exceção de Assistentes de Produção) precisam fazer parte de um grupo racial ou étnico subrepresentado.
Essas funções incluem, mas não estão restritas a, Primeiro Assistente de Direção, Supervisor de Roteiro, etc.
B3. Composição de equipe geral
Pelo menos 30% da equipe do filme precisam fazer parte dos seguintes grupos subrepresentados:
– Mulheres
– Grupos raciais ou étnicos
– Pessoas LGBTQ+
– Pessoas com deficiências cognitivas ou físicas; Que sejam surdas ou tenham dificuldades auditivas
REQUISITO C
Acesso à Indústria Cinematográfica e Oportunidades
Para cumprir esse requisito, o filme precisa seguir os dois critérios abaixo.
C1. Oportunidades pagas para aprendizes e estagiáros
A empresa responsável por distribuir ou financiar o filme precisa ter jovens aprendizes e estagiários que façam parte dos seguintes grupos subvalorizados e cumprir o critério abaixo:
– Mulheres
– Grupos raciais ou étnicos
– Pessoas LGBTQ+
– Pessoas com deficiências cognitivas ou físicas; Que sejam surdas ou tenham dificuldades auditivas
Os grandes distribuidores ou estúdios são obrigados a ter um número substancial e frequente de jovens aprendizes e estagiários pagos, inclusive os que fazem parte dos grupos subrepresentados (o que também deve incluir grupos raciais e étnicos) na maioria dos departamentos citados a seguir:
Produção/desenvolvimento, produção física, pós-produção, música, efeitos especiais, aquisições, área de negócios, distribuição, marketing e publicidade.
Os estúdios ou distribuidores médios ou independentes devem ter um mínimo de dois aprendizes/estagiários pertencentes a um dos grupos subrepresentados citados acima (pelo menos um deles tem que ser de um grupo racial e étnico subrepresentado) em pelo menos um dos departamentos citados a seguir:
Produção/desenvolvimento, produção física, pós-produção, música, efeitos especiais, aquisições, área de negócios, distribuição, marketing e publicidade.
C2. Oportunidades para treinamento e desenvolvimento de habilidades (crew)
A empresa responsável pela produção, distribuição e/ou financiamento do filme devem oferecer treinamento e/ou oportunidades de trabalho para o desenvolvimento de habilidades básicas para pessoas pertencentes aos seguintes grupos sibrepresentados:
– Mulheres
– Grupos raciais ou étnicos
– Pessoas LGBTQ+
– Pessoas com deficiências cognitivas ou físicas; Que sejam surdas ou tenham dificuldades auditivas
REQUISITO D
Desenvolvimento de audiência
Para cumprir esse requisito, o filme precisa seguir os critérios abaixo.
D1. Representação em marketing, publicidade e distribuição
O estúdio e/ou distribuidora precisam ter múltiplos executivos seniores que façam parte dessas empresas e estejam em um dos seguintes grupos subrepresentados (o que deve incluir indivíduos de grupos raciais e étnicos subrepresentados) em suas equipes de marketing, publicidade e/ou distribuição.
– Mulheres
– Asiático
– Hispânico/Latino
– Negro/Afro Americano
– Indígena/Nativo Americano/Nativo do Alaska
– Oriente Médio/Norte Africano
– Nativo Havaiano ou Outro Morador do Pacífico
– Outros que façam parte de etnias e raças subrepresentadas
– Pessoas LGBTQ+
– Pessoas com deficiências cognitivas ou físicas; Que sejam surdas ou tenham dificuldades auditivas
Todas as categorias que não sejam Melhor Filme estarão sob os requisitos de elegibilidade atuais. Filmes das outras categorias (Filme de Animação Filme Documentário, Filme Estrangeiro) que se submetam na categoria de Melhor Filme, terão que fazer a inscrição separadamente.
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