Ah, o amor… muitas séries (e neste caso aqui até um filme) vêm dando cada vez mais voz e vez a casais gays na televisão. Este texto é uma ode aos produtores e roteiristas dessas produções
Por Willians Glauber
Mostrar a forma como se conheceram, o dia a dia e os problemas comuns de casais gays vem sendo algo cada vez mais constante em algumas produções para a TV.
Fazer isso de uma maneira que fuja dos estereótipos, mostre o lado emocional, crie personagens complexos e dê protagonismo ao amor gay é algo que merece ser aplaudido.
E esses foram justamente os requisitos na hora de escolher os casais gays que você vai conhecer a seguir.
Embora alguns deles vão ao encontro dos estereótipos que a sociedade têm em relação a eles, o uso dessa abordagem se faz justamente para criticar essa estereotipagem.
Michael e Ben, Queer as Folk
O topo da nossa lista PRECISAVA ficar com esses dois lindinhos aqui.
Da segunda à quinta, e última, temporada da série Queer as Folk, nós testemunhamos a construção do relacionamento entre Michael Novotny e Ben Bruckner.
Michael e Ben se conhecem em uma situação corriqueira, mas logo de cara já dividem certa tensão sexual e se atraem um pelo outro.
Ao longo dos muitos episódios com situações protagonizadas pelos dois, temos acesso a momentos especiais, decisivos e inesquecíveis da vida do casal.
Os roteiristas tiveram uma preocupação em mostrar não só momentos-chave para o desenvolvimento da relação dos dois, mas também situações banais, como o retorno do supermercado, frisando a normalidade de um relacionamento amoroso gay.
São tantos os momentos fofos dos dois, que só de lembrar o coração já fica quentinho.
David e Patrick, Shitt’s Creek
Ok, o fofurômetro vai nas alturas com esses dois, sério, chega à beira da explosão.
Esse casal tem gostos e perfis completamente opostos, mas que surpreendentemente se complementam.
Pra eles a lógica dos opostos se atraem é certeira.
Patrick é um homem das finanças, da contabilidade, da razão, um tanto sério, ele tem seu lado bem humorado e piadista, com sacadas inteligentes e um dom irresistível para o flerte.
Já David é a emoção em pessoa, mas não sentimentalmente falando e sim no que diz respeito ao exagero de suas reações.
Ele é do tipo que fala, fala e fala antes de pensar direito.
Com um bom gosto indiscutível, ele paira mais na atmosfera artística das coisas e se deleita com o que é chique e pomposo.
Você se derrete por esses dois assim que eles trocam olhares pela primeira vez em cena, logo ali já dá vontade de shippar o casalzinho e percebe-se que a química nasce instantaneamente entre eles.
SAIBA TODOS OS MOTIVOS PRA VOCÊ ASSISTIR
A SHITT’S CREEK.
Nick e Charlie, Heartstopper
Com o Nick e o Charlie eu perco absolutamente tudo! A inocência e o nível de fofura desse romance foi tudo pra mim. Talvez eu tenha assistido à primeira temporada de Heartstopper pelo menos umas 11 vezes? Talvez.
Os dois protagonistas conseguem criar aquela típica história do casal que se complementa. A autoconfiança e o jeitinho todo protetor do Nick é do que o tímido e receoso Charlie precisa.
A química entre eles é indiscutível e desde literalmente o primeiro momento em que os dois se encontram em tela você consegue sentir a chame que se acende, o frio na barriga de cada um deles… ai, ai.
David e Bryan, The New Normal
E por falar em fofura, esses dois aqui fazem você soltar um “Own” assim que aparecem na tela. Mesmo.
Conhecemos David e Bryan em um período da vida do casal em que o assunto filhos está tomando conta dos dias, e das noites, dos dois.
Bryan é médico e David um renomado produtor de TV.
Desde o primeiro episódio acompanhamos os dois se esforçando para conciliar a carreira e os medos e as incertezas de ter um filho, somados a situações engraçadas.
Novas pessoas passam a fazer parte da vida do casal graças à decisão de terem um filho. Os dois vão lutar para manter o amor sempre aceso e o direito de formarem uma família.
Daniel e Viktor, Years and Years
Por falar em lutar pelo amor, esse casalzão da porra enfrenta quase que literalmente céus e terras para terem a chance de ficarem juntos.
Viktor é um servidor público responsável por habitações provisórias para imigrantes que chegam no Reino Unido, além de ser um dos tantos fugitivos dos países vizinhos. Já Daniel é o típico londrino de classe média.
O amor dos dois começa a ser desenhado sutilmente, mas atinge seus picos. Os dois terão que enfrentar inúmeras provações para conseguirem manter o direito de permanecerem juntos.
CONHEÇA MELHOR A SÉRIE YEARS AND YEARS.
Samuel e Harry, The Thing About Harry
E se tem casal que entende as dificuldades a serem enfrentadas para ficarem juntos é o Sam e o Harry, do filme The Thing About Harry, produção original do canal a cabo estadunidense Freeform.
Na história Samuel precisa retornar à cidade natal para o casamento de uma amiga e se vê obrigado a dar carona a um antigo colega de classe, Harry, que nos tempos da escola fazia bullying com ele.
Ao longo da viagem a gente descobre que os dois têm mais em comum do que imaginávamos e a partir daí se desenha uma história típica de comédia romântica.
Todos os clichês, desencontros, situações engraçadas e impasses para separar o casal estão ali na trama.
Um baita presente para todo homem homossexual que sempre quis uma comédia romântica para chamar de sua. Sim, temos um final feliz!
TODOS OS MOTIVOS PRA VOCÊ NÃO PERDER THE THING ABOUT HARRY.
Kevin e Scotty, Brothers & Sisters
Quer casal merecedor de final feliz? É este aqui. Kevin e Scotty encantam o espectador desde que os dois se cruzam pela primeira vez na série Brothers & Sisters.
Tratando de assuntos como a disparidade social entre um casal e como diferentes objetivos de vida (ou a falta deles) podem sim atrapalhar um romance, os vários momentos do casal na série são emocionantes.
Brothers & Sisters aborda com sagacidade e sensibilidade os problemas de vida real enfrentados pelo casal.
A luta contra o preconceito está presente no plot dos dois, mas a preocupação essencial é mostrar que muito mais do que a homofobia atrapalha a vida de um casal homossexual.
Ao todo, Brothers & Sisters tem cinco temporadas e em 90% delas temos lindas situações protagonizadas por Kevin e Scotty.
Mitchell e Cameron, Modern Family
Eis aqui mais um casalzinho que compartilhou boas experiências na telinha ao longo das 11 temporadas, dessa vez da série de comédia Modern Family.
Mitchell e Cameron são engraçadíssimos juntos e formam uma baita dupla na série.
Os encontramos pela primeira vez durante um momento especialíssimo na vida dos dois: a chegada de um neném!
Eles estão voltando de viagem com a filha nos braços e se preparam para apresentá-la a toda a família.
Mas, obviamente, o momento precisa ser épico e eles não medem esforços para fazer dele algo inesquecível.
Abordando as dificuldades que todos os pais têm, sejam eles heterossexuais ou não, Modern Family naturaliza algo que por si só já é natural, mas que precisa ser reforçado no imaginário da audiência que assiste a séries na TV aberta.
LEIA TAMBÉM:
Filmes gays de Natal! A gente vai te indicar ao que assistir
Cheeks e Brady, Husbands
Você até vai achar as situações vividas por Mitchell e Cameron engraçadas, mas espere até conhecer o Cheeks e o Brady.
Os dois se conheceram em Las Vegas e acabam se casando. Na mesma noite!
A decisão precipitada acaba trazendo inúmeras confusões e algumas experiências até muito boas para ambos.
Algo assim, por si só, já traria uma série de reviravoltas na vida do casal, mas ainda há o fato de que Brady é um jogador de futebol americano bem famoso, que ainda não se assumiu nem para o time e nem para a sociedade.
Ele é totalmente o oposto do marido, Cheeks: contido, tímido, sério, paranoico e preocupadíssimo com a imagem que passa aos fãs.
Will e Vince, Will & Grace
E se a máxima de os opostos se atraem é verdade, como foi o caso dos protagonistas de Husbands, o inusitado casal formado por Will e Vince é a prova disso.
Desenvolvida nas últimas temporadas de Will & Grace (antes do revival de 2018), a relação dos dois cria o pano de fundo para momentos de muito amor e risadas.
OUÇA NOSSO PODCAST SOBRE WILL & GRACE.
Joe e Nicky, The Old Guard
Você quer ação, aventura e um amor gay que transcende o tempo? E não é que tem?! A Neflix, como sempre, faz tudo. Os protagonistas Joe e Nicky, que dividem o elenco principal do filme original The Old Guard ao lado de Charlize Theron, entregam tudo isso e mais.
Sabe aquelas juras de amor eterno, que vão sobreviver a quaisquer barreiras? Esse é o tipo de amor entre o casal fofinho (e sanguinário, é preciso dizer) Joe e Nick.
Ambos estão juntos desde as Cruzadas e vêm se amando loucamente milênios a fio, literalmente. O amor dos dois nasceu no campo de batalha, enquanto tentavam se matar, acredita?
E como esse casal encerra nossa listinha, eis aqui um deleite pra você.
Não vou nem falar nada, só apreciar mesmo:
CONHEÇA MELHOR O FILME THE OLD GUARD AQUI